17 de maio de 2013

Exército fiscaliza armazenamento de explosivos na região de Campinas

Locais viraram alvo de quadrilhas especializadas em ataque a caixas.

Do G1 Campinas e Região
Exército Brasileiro realiza fiscalizações em pedreiras na região de Campinas (Foto: Reprodução EPTV)
Exército Brasileiro realiza fiscalizações em pedreiras na região de Campinas (Foto: Reprodução EPTV)
O Exército Brasileiro realiza uma operação de fiscalização em pedreiras até esta quinta-feira (16) para vistoriar o armanezamento de explosivos em cidades do interior de São Paulo. Na região de Campinas (SP) foram vistoriadas pelo menos 90 empresas do setor, que viraram alvo de quadrilhas especializadas em explosão de caixas eletrônicos.
A fiscalização desses produtos controlados é de responsabilidade da corporação. Segundo o tenente Luiz Antonio de Souza Franco, algumas pedreiras necessitam de adaptações no plano de segurança. "Verificamos principalmente os dispositivos de segurança do próprio material como das instalações", afirma Franco.
Segundo o regulamento, a empresa deve apresentar alvarás dos órgãos de segurança pública, assim como plano de exploração do local. A partir disso, é expedido um certificado de registro que estipula os limites de atuação da pedreira. "O Exército fiscaliza porque nós não admitimos que esse material esteja em mãos erradas", afirma o tenente do Exército Brasileiro.

Alvo de criminosos
Em fevereiro, sete homens invadiram uma empresa em Ribeirão Preto e levaram meia tonelada de dinamite. Na semana passada, 125 quilos de explosivo em gel foram levados de uma pedreira em Santa Bárbara d'Oeste.
A operação do Exército também ocorre na Grande São Paulo e conta com o apoio das polícias Federal e Militar.
G1/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics