28 de maio de 2013

No "Memorial Day" dos EUA, Obama faz homenagem a militares mortos




Jeff Mason

ARLINGTON (EUA) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prestou homenagem nesta segunda-feira a homens e mulheres das forças armadas que morreram em combate, durante uma cerimônia do Memorial Day em que lembrou os norte-americanos de que o país ainda está em guerra.
Durante uma visita solene ao Arlington National Ceremony, onde estão enterradas muitas vítimas militares, Obama destacou, em declarações a visitantes, que o próximo ano marcará o último Memorial Day da guerra dos Estados Unidos no Afeganistão.
"Mas, ainda que viremos a página de uma década de conflito, mesmo quando olhamos para a frente, que nunca nos esqueçamos, enquanto nos reunimos aqui hoje, que o nosso país ainda está em guerra", disse Obama.
Diferentemente da Segunda Guerra Mundial ou a Guerra do Vietnã, conflitos que envolveram quase todos os norte-americanos, hoje a maioria dos cidadãos dos EUA não foram diretamente afetados pelos conflitos militares no exterior, observou o presidente.
"Enquanto nos reunimos aqui hoje, neste exato momento, mais de 60 mil de nossos compatriotas norte-americanos ainda servem longe de casa no Afeganistão", afirmou Obama.
"Eles ainda vão sair em patrulha, ainda estão vivendo em bases operacionais, ainda arriscam suas vidas para realizar a sua missão. E, quando eles dão suas vidas, eles ainda estão sendo sepultados em cemitérios em locais tranquilos pelo país, incluindo aqui em Arlington."
Antes de seu discurso, Obama, acompanhado de sua mulher, a primeira-dama Michelle Obama, depositou uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, colocando a mão no coração.
A maioria das tropas de combate dos EUA devem sair do Afeganistão até o fim de 2014. Obama terminou formalmente a guerra no Iraque no início de seu mandato na Casa Branca.
Reuters/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics