15 de maio de 2013

Operação Pipa: caminhões são equipados com GPS

Operação Carro-Pipa tem veículos equipados com GPS

Quixadá. A partir de hoje, os carros-pipa do Sertão Central, caminhões com tanques para transporte de água, passarão a abastecer as comunidades rurais da região rastreados por Controle de Posicionamento Global (GPS). Conforme o assessor da coordenação da operação emergencial em Quixadá, Nilson dos Santos, o equipamento começou a ser instalado nos veículos cadastrados nas frotas especiais de Quixadá, Choró e Ibaretama, no dia de ontem. Cada pipeiro recebe um cartão magnético para acionar o rastreador e confirmar a rota percorrida.
Segundo o coordenador da TBK, empresa de Recife encarregada de instalar os equipamentos, Luiz Medeiros, o monitoramento será efetuado por meio de tecnologia GPS, formada pela rede de telefonia celular. Os sinais serão captados através das torres das operadoras.
Mesmo não havendo cobertura celular na comunidade atendida as coordenadas geográficas serão transferidas onde houver o sinal mais próximo. A TBK integra um consórcio, o qual criou o software de rastreamento. O Ceará foi o Estado escolhido para implantação do modelo de rastreamento. Icó, Jaguaribe e Morada Nova foram os primeiros municípios atendidos, na semana passada. A meta é atender todo o Nordeste e mais Minas Gerais, conforme acrescentou.
A reportagem do Diário do Nordeste procurou manter contato com a 10ª Região Militar, responsável pela coordenação da Operação Pipa no Ceará, mas até o fechamento desta edição não houve resposta. Todavia, conforme Nilson dos Santos, os carros-pipa serão monitorados pelo Exército Brasileiro. No Ceará, os trabalhos são de responsabilidade da 10ª Região Militar, realizados por uma equipe do 23º Batalhão de Caça (23º BC), com sede em Fortaleza, onde será feito o monitoramento, através de um software especial, o "G Pipa Brasil", explicou.
Há expectativa do Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec) poder acompanhar o rastreamento através da internet, como ocorre com os radares da Funceme, mas a equipe local do 23º BC não soube informar se o monitoramento será liberado para os Comdecs. A solicitação será feita ao Ministério da Integração Nacional pelo comando da Operação, acrescentou o assessor do Comdec de Quixadá.
Nesta manhã está prevista a instalação do aparelho de monitoramento nos veículos de Choró e também de Ibaretama. "O serviço está sendo realizado no Parque de Exposições Valdir Couto Dinely, na estrada de acesso ao Açude Cedro, em Quixadá", acrescentou Santos.

Novidade
A outra novidade para Quixadá é a ampliação do número de carros-pipa. Até o fim de abril, 45 veículos atendiam as comunidades rurais. A partir deste mês serão 61. Com a ampliação da assistência, 27 mil pessoas serão beneficiadas. A estratégia de reforço foi traçada a partir do início do ano. Foi uma das prioridades da equipe da atual Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural de Quixadá (SAFDR). "O rastreamento vai melhorar ainda mais o atendimento à população rural", explicou o coordenador.
Os pipeiros também recebem o monitoramento eletrônico com bons olhos. Haverá mais transparência do atendimento das rotas. Todavia, discordam das normas estabelecidas pela coordenação da Operação, estipulando dias exatos para fornecimento da carga de água. Há necessidade de flexibilidade, pois em alguns casos é preciso abastecer o povoado duas ou mais vezes por dia, onde há grande concentração de famílias.
Eles reclamam ainda da demora no repasse dos recursos federais destinados à Operação Pipa. Preferiram não se identificar mas, segundo a categoria, há atraso no pagamento dos serviços. Outro ponto criticado é a defasagem dos preços.
Quem fornece combustível, peças e mão de obra prefere pagamento à vista. Dizem que o preço do quilômetro rodado, R$ 3,00, está defasado. Além de pagar somente para o trajeto de ida do manancial até o destino, não recebem reajuste há mais de seis anos. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixadá (STTRQ), Marcelo Lucena, recebeu a novidade como uma agradável surpresa. "Agora, com o rastreamento dos carros-pipa, será mais fácil identificar quais e quando as comunidades estão recebendo os abastecimentos. O controle se tornará mais eficiente e não haverá mais reclamações, pelo menos em relação a distribuição da água", disse.
Por outro lado ele reconhece a necessidade de reajustamento do planejamento de distribuição feito pelo Exército, uma vez que cada comunidade tem suas carências e especificidades.
Diário do Nordeste/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics