16 de outubro de 2009

HAITI: OPERAÇÕES PSICOLÓGICAS FAZEM PARTE DO SUCESSO DOS BRASILEIROS

O Batalhão de Infantaria de Força de Paz no Haiti (BRABATT) possui um Destacamento de Operações Psicológicas (DOP), cuja principal missão é preservar vidas, seja dos militares brasileiros, das forças adversas e, principalmente, da população haitiana. O trabalho dos especialistas em Operações Psicológicas (Op Psc) consiste basicamente em estimular: a colaboração dos moradores; a não interferência nas ações dos soldados brasileiros; e a denúncia de criminosos que ameaçam a população haitiana.
As atividades de Operações Psicológicas são rotina em todas as forças militares regulares do mundo. Atualmente, o DOP Haiti concentra seu trabalho no emprego da Técnica do Contato Pessoal, com apoio de intérpretes. Tal técnica auxilia na conquista do apoio dos moradores. Muitos desejam ser ouvidos e procuram os militares para relatar seus problemas. Nessas oportunidades, são realizados esclarecimentos sobre o trabalho dos militares.
A mudança de comportamento observada nos moradores é imediata. No início, havia apenas alguns poucos cumprimentos por parte das crianças. Após a realização das ações e a disseminação dos produtos de Operações Psicológicas, podem ser vistas demonstrações de cordialidade também por parte dos adultos, como acenos, sinais de positivo com a mão, e sorrisos. Muitos também reagem positivamente às músicas tocadas pela Viatura Alto Falante, e cantam e dançam ao ritmo das canções.
Fonte: Ministério da Defesa
(Com informações do BRABATT)

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics