12 de março de 2010

O SALVAMENTO DO SOLDADO X

 Como centenas de militares, milhares de dólares e um pulmão artificial experimental salvaram a vida de um soldado

Na semana passada, foi publicada a impressionante história do salvamento do militar britânico que ficou conhecido por Soldado X (o verdadeiro nome não foi divulgado, a pedido da família).
Em julho do ano passado, o Soldado X foi ferido no tórax e no abdome, perdeu o pulmão direito e teve o fígado severamente comprometido. Embora os detalhes não tenham sido revelados, muito provavelmente ele foi ferido por um tiro acidental em um acampamento do Exército britânico em Helmand – a declaração oficial do governo apenas afirmou que ele não estava usando a proteção balística no momento em que foi atingido.
A partir daí foi montada provavelmente a mais complexa missão médico-logística que já ocorreu. O infográfico abaixo dá uma idéia geral do que foi feito (ele pode ser visto numa resolução maior nos site do Michael Yon e do Daily Mail). Nestes sites de referência, a operação também foi contada em mais detalhes.

O resgate do soldado X
Infográfico: Daily Mail

Além dos efetivos e meios empregados nesta operação, ressalto também um aspecto que talvez fosse impensável há alguns anos: um fator decisivo para o sucesso da operação foi a participação do jornalista (e ex-Forças Especiais) Michael Yon e da associação de voluntários Soldier’s Angels. Através de suas redes de contatos, conseguiram o pulmão artificial, um helicóptero civil de evacuação aeromédica na Alemanha, além de desenrolar a burocracia para que as aeronaves, tripulações e equipes médicas civis e militares estivessem onde precisavam estar em um tempo tão curto.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics