24 de abril de 2010

FAB CONDECORA VETERANOS DE GUERRA

Pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) que atuaram na Segunda Guerra Mundial foram os primeiros a receber a medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura, criada neste ano para celebrar o centenário de nascimento do Patrono da Aviação de Caça do Brasil.
A entrega da medalha pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, com a presença do Alto Comando, fez parte da programação que marcou as comemorações pelo dia da Aviação de Caça (22/4), na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.
Na primeira fileira de agraciados estavam o Major-Brigadeiro-do-Ar (Ref) Rui Barbosa Moreira Lima, o Major-Brigadeiro-do-Ar (Ref) José Rebelo Meira de Vasconcelos e o Major-Brigadeiro-do-Ar (Ref) José Carlos de Miranda Corrêa. “Pra quem tem Nero Moura no coração, esta medalha é de um valor inestimável”, disse o Major-Brigadeiro Meira.
Ao lado dos heróis, a filha do Patrono da Aviação de Caça, Leonor Maria Moura, também recebeu a condecoração “post mortem”, concedida ao pai. “Foi uma surpresa, eu não sabia que receberia a medalha; fiquei extremamente emocionada com a honraria”, afirmou.
Com o objetivo de enaltecer a figura do líder e do comandante operacional, a medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura é também uma distinção concedida a militares que exerçam o cargo de comandante de unidade aérea, pela conduta em prol da operacionalidade. Treze comandantes de unidades da Terceira Força Aérea (III FAE) foram agraciados com a medalha.

Destaque na TV- Foco de grande curiosidade do público e convidados, o desfile aéreo deste ano teve a bordo de uma das aeronaves A-1 o ator Thiago Lacerda, protagonista do filme Segurança Nacional, com estreia marcada para o dia 7 de maio.
Depois do voo, o ator Thiago Lacerda, gravou entrevistas com pilotos de caça na Base Aérea de Santa Cruz para o quadro "Repórter por um dia" para o programa Fantástico (da Rede Globo), previsto para o próximo domingo (dia 25). O ator lembrará da convivência que teve com os militares da FAB e de como soube mais da atuação da instituição para a defesa do espaço aéreo do País. Ele entrevistou pilotos, que são os personagens reais e anônimos dessa história.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics