22 de novembro de 2013

Ministério da Defesa e Senai assinam acordo para qualificação de soldados

O ministro da Defesa, Celso Amorim, e o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, assinaram nesta quarta-feira (20), em Brasília, acordo de cooperação técnica que permitirá a qualificação profissional de 3.000 recrutas em vias de conclusão do serviço militar obrigatório das Forças Armadas no estado do Rio, por meio do Senai-RJ, entre 2014 e 2016.
Os cursos serão oferecidos gratuitamente, e as primeiras turmas têm previsão de início para março de 2014. A previsão é que cerca de 1.000 alunos sejam qualificados por ano. As vagas serão oferecidas em cursos nos segmentos Automotivo, Alimentos, Construção Civil, Informática e Madeira e Mobiliário.
As aulas acontecerão nos quartéis, em salas de aulas e oficinas de aulas práticas preparadas especialmente para abrigar os cursos. Caberá às Forças Armadas selecionar os soldados que participarão dos cursos, considerando o interesse dos candidatos, a escolaridade mínima exigida e a disponibilidade dos cursos. Será de responsabilidade do Senai do Rio coordenar e planejar os cursos de acordo com o interesse indicado pelas Forças Armadas, fornecer material didático e uniformes, além de avaliar e certificar os alunos, segundo os requisitos mínimos necessários à aprovação.
"Este acordo vai contribuir para aumentar as oportunidades de emprego de nossos jovens. E, além de formação cívica e preparação militar, eles terão oportunidade de engajar em ambientes educativos que absorvem seus talentos. Formar mão de obra qualificada é um componente indispensável ao desenvolvimento brasileiro", afirmou o ministro Celso Amorim.
“Este acordo representará, para muitos jovens que não forem absorvidos pelas Forças Armadas ao fim do serviço militar, a chance de construir uma vida mais digna. Este trabalho refere-se, ainda, ao que mobiliza permanentemente o Sistema Firjan, que é contribuir na transformação social do país e na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável”, diz Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema Firjan.
Jornal do Brasil/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics