25 de junho de 2009

EU QUERO É QUE ARREGANHEM OS ARQUIVOS DO ARAGUAIA

Por Reinaldo Azevedo


Os tontons-maCUTs começaram a torrar a minha paciência com essa história de “arquivos do Araguaia”. Porque já escrevi que não havia santos por lá de nenhum dos dois lados, acreditam que sou contrário à divulgação do conteúdo dos arquivos, estejam eles onde estiverem.

Abertura? Quero mais é que sejam arreganhados! Todos os arquivos secretos. E que todo mundo saiba de tudo — sem seleção de informação. Que se mostrem todos os registros, quem fez o quê, por quê, quem disse o quê para quem. Tudo mesmo!

A única coisa é tomar cuidado com o pendor para a literatura ruim, distinguindo o que é arquivo do que é leitura política do arquivo. É do interesse do país saber como morreu aquela minoria extremista que queria implantar uma ditadura comunista no Brasil, seguindo o modelo de Mao Tse-Tung, um assassino compulsivo. Fosse, em vez de uma minoria comunista, uma minoria nazista, eu estaria interessado do mesmo modo. Grupos organizados em nome de ideologias homicidas devem merecer sempre a nossa atenção.

E também acho útil que saibamos quando as forças que combateram os extremistas agiram dentro ou fora dos limites dados no combate a uma guerra de guerrilhas no coração das trevas. Contem-me tudo! Que não sobre um só papel sem publicidade.

Aliás, já passou da hora de se fazer, com efeito, o inventário dos mortos do período — incluindo as pessoas assassinadas pelos comunistas. Que não sobre mito sobre mito, mistificação sobre mistificação, falso heroísmo sobre falso heroísmo.

Reinaldo Azevedo

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics