18 de janeiro de 2011

HAITI: NÃO SABEMOS O IMPACTO DE 'BABY DOC', DIZ EXÉRCITO BRASILEIRO

Jean-Claude Duvalier, também conhecido como Baby Doc, acena ao chegar a Porto Príncipe, no Haiti. Foto: AP
Jean-Claude Duvalier, também conhecido como Baby Doc, acena ao chegar a Porto Príncipe, no Haiti
LARYSSA BORGES
Direto de Porto Príncipe
A chegada repentina do ex-ditador haitiano Jean-Claude "Baby Doc" Duvalier a Porto Príncipe neste domingo ainda não é motivo de alarde no batalhão do Exército brasileiro no Haiti. Embora o ex-presidente tenha dito que voltou ao país depois de 25 anos de exílio para "ajudar" no destravamento da situação eleitoral local, existe a preocupação de que simpatizantes do ex-ditador promovam uma nova onda de instabilidade política e de segurança na capital.
"Não sabemos como ele vai impactar na população. A situação Muda porque ele saiu em 1986 e não sabemos se continua com a mesma influência e a mesma rejeição que teve naquela época", disse nesta segunda-feira o comandante do 1º batalhão do Exército brasileiro no Haiti, Coronel Ronaldo Lundgren.
"Não sei se será bem vista ou mal vista a chegada de Baby Doc. Não preocupa porque não sabemos que reação vai ter. O que a gente continua fazendo é manter a atividade dentro da normalidade. Não vejo preocupação porque hoje temos três candidatos que estão se posicionando para a eleição e esses três é que vão decidir. Baby DocÉ mais um ator chegando", completou o militar brasileiro.
Nas eleições presidenciais, marcadas por suspeitas de fraude, três candidatos concorrem à sucessão de René Préval: o candidato governista Jude Celestin, o cantor Michel Martelly e a ex-primeira-dama Mirlande Manigat, considerada vencedora do primeiro turno, em 28 de novembro.
O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Manuel Inzulza, desembarcou por volta das 9h50 em Porto Príncipe, onde deve anunciar hoje os dois candidatos que disputarão o segundo turno nas eleições presidenciais do país.
O turno suplementar deveria ter sido realizado neste domingo, mas foi suspenso por tempo indeterminado. A Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) designou 150 homens para fazer a segurança na chegada de Inzulza, mas não houve por ora deslocamento de tropa por conta da presença de Baby Doc no país caribenho.
TERRA

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics