26 de fevereiro de 2012

Base na Antártida: planos de reconstrução começam na segunda, diz Amorim

Planos de reconstrução da estação na Antártica começarão na segunda, diz ministro
Celso Amorim confirmou que grande parte da estação foi destruída pelo incêndio
Planos de reconstrução da estação na Antártica começarão na segunda
Crédito: Armada de Chile / Divulgação / CP
O ministro da Defesa, Celso Amorim, disse neste sábado que o programa antártico brasileiro não será encerrado com a destruição da Estação Comandante Ferraz, e que na segunda-feira já começam os planos de reconstrução da base. No incêndio ocorrido na madrugada de hoje, dois militares morreram e um ficou ferido.
De acordo com o ministro, grande parte da base foi destruída pelo incêndio e, com ela, muitos materiais e equipamentos de pesquisa dos 30 pesquisadores que realizavam trabalhos na ilha foram perdidos. “Todo núcleo central da base, que é onde estão concentradas essas instalações foi perdido. O grau exato do que aconteceu ainda precisa ser objeto de perícia, mas a avaliação é de que realmente perdeu-se praticamente tudo”, disse.
Amorim disse que ainda não é possível dizer quando a estação voltará a operar, mas os planos para sua reconstrução já começam na segunda-feira. “Claro que o momento é dor. O principal fato é a perda de vidas. Mas evidentemente quero expressar nossa determinação em continuar esse trabalho que é tão importante para o Brasil e para o mundo. Esse é um projeto de 30 anos de empenho da sociedade brasileira, que tem todo o apoio do governo e do Congresso brasileiro. O programa [antártico] é um motivo de orgulho para nós, de modo que vamos continuar”, disse o ministro.
Amorim também agradeceu ao apoio dado por Chile, Argentina e Polônia no transporte e acomodação do pessoal brasileiro que ficou desalojado com o incêndio e na assistência médica ao militar ferido.
Correio do Povo/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics