4 de maio de 2013

'Severinos' entram no combate à dengue em Itu

Dengue avança e Itu recorre ao Exército
Município já registrou 420 casos da doença e terá apoio de 60 militares no combate ao mosquito

Rosimeire Silva
rosimeire.silva@jcruzeiro.com.br
Em apenas quatro meses, Itu já registrou 420 casos de dengue. Deste total, 398 foram contraídos no próprio município (autóctones) e apenas 22 são importados de outras cidades. Esse número está muito acima do ano passado, que somou 31 casos confirmados da dengue, sendo dez deles importados. Para tentar conter o avanço da dengue na cidade, a Prefeitura firmou uma parceria com o Exército, que disponibilizará 60 militares para atuarem em conjunto com os 50 agentes do Controle de Vetores, que participam do programa de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Embora o número de casos confirmados de dengue ainda não configure uma epidemia, a Secretaria de Saúde de Itu considera que a situação é de alerta e requer cautela por parte dos autoridades em saúde e também da população, para a adoção de medidas preventivas para impedir o aparecimento de novos focos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é configurado epidemia quando o município atinge a proporção de 300 casos por mil habitantes. Itu tem atualmente uma população de 154 mil habitantes.
O número de casos confirmados em Itu neste ano já superou até mesmo o registrado em 2011, quando houve a maior incidência na cidade, com 219 pacientes diagnosticados no primeiro quadrimestre do ano. Atualmente, os bairros com maior casos de dengue estão na região do São Judas e Vila Progresso. De acordo com a Prefeitura, o trabalho de combate à dengue no município é realizado de forma contínua, ao longo do ano, pela equipe do Departamento de Controle de Vetores e do serviço de Vigilância Epidemiológica no controle larvário.
A partir de segunda-feira, essa ação passará a contar com o apoio dos militares do Exército, que atuarão na inspeção de imóveis e terrenos para a eliminação de possível focos do mosquito. A primeira região a ser atendida pelos militares é do Pirapitingui, a mais populosa de Itu, com compreende um total de oito bairros. Em seguida, a ação se estenderá para as demais regiões da cidade.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics