4 de maio de 2013

Brasil sedia curso da ONU para instrutores de alto escalão militar de missões de paz

Curso de Preparação de Instrutores para Oficiais de Estado-Maior em Missões de Paz. Foto: CCOPAB
Curso de Preparação de Instrutores para Oficiais de Estado-Maior em Missões de Paz. Foto: CCOPAB
Militares de dez países participaram em Itaipava (RJ) do “Curso de Preparação de Instrutores para Oficiais de Estado-Maior em Missões de Paz”, promovido de 15 a 26 de abril pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e pelo Departamento de Operações de Manutenção da Paz da ONU (DPKO). Foi o primeiro do tipo realizado nas Américas.
Estado-Maior é o órgão que estuda, planeja, orienta, coordena e controla as operações militares.
Vinte e três oficiais da Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Paraguai e Uruguai receberam instruções sobre como trabalhar com parceiros das missões de paz; direito internacional; direitos humanos; proteção de mulheres e crianças; e consequências em casos de desvio de conduta, abuso e exploração sexual, entre outros temas.
Também foram apresentados novos materiais do DPKO sobre princípios e técnicas de ensino para adultos, que aplicam metodologias interativas e inovadoras.
A escolha do Brasil como sede do evento reflete o desempenho do país nas Missões de Paz da ONU, sobretudo na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) e na Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL).
ONU/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics