29 de maio de 2013

China e EUA prometem maior cooperação naval apesar da tensão regional






A China e os Estados Unidos prometeram maior cooperação naval, numa reunião entre altos responsáveis militares dos dois países, numa altura de tensão no Pacífico devido às disputas territoriais na região, informou hoje a imprensa oficial chinesa.
No encontro, que decorreu em Pequim, participou o comandante norte-americano para o Pacífico, Cecil Haney, e o subchefe do Estado-Maior do Exército de Libertação Popular chinês, Qi Jianguo, o qual sublinhou que a China "vai trabalhar com os Estados Unidos para aprofundar a confiança militar e a cooperação".
Às periódicas tensões na região provocadas pelo conflito latente entre as duas Coreias, somam-se nos últimos anos as disputas territoriais entre a China e países vizinhos, como o Japão, Filipinas e Vietname.
Os Estados Unidos, que o Presidente chinês vai visitar na próxima semana, têm vindo a insistir na sua neutralidade nos conflitos territoriais da região, mas Pequim receia que Washington tente aproveitar as tensões para aumentar a sua influência no Pacífico, com recentes medidas como o aumento das suas tropas na Austrália.
Um relatório anual elaborado por especialistas ligados ao exército chinês, publicado na terça-feira, assinala que a região da Ásia-Pacífico se transformou num "novo centro global", onde se vislumbra "uma competição geopolítica, económica e militar".
O documento, do Centro para a Política Nacional de Defesa citado pela agência oficial chinesa Xinhua, indica que os "Estados mobilizaram o seu foco estratégico para este" e que as grandes potências "têm intensificado o seu `jogo` no sentido de um domínio regional". (Lusa)
RTP NOTÍCIAS/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics