15 de junho de 2013

Copa das Confederações: Exército faz treinamento de defesa química na Arena Pernambuco


Exército faz treinamento de defesa química na Arena Pernambuco
Ação simulou contágio de torcedores por atentado com pó químico.
Cento e trinta pessoas participaram da atividade.

Do G1 PE
Treinamento do Exército de defesa química, biológica, radiológica e nuclear para a Copa das Confederações (Foto: Bianka Carvalho / TV Globo)
Treinamento do Exército de defesa química, biológica,
radiológica e nuclear (Foto: Bianka Carvalho / TV Globo)
Cento e trinta pessoas participaram nesta sexta-feira (14) de uma simulação coordenada pelo Exército, na Arena Pernambuco, palco da Copa das Confederações, que começa domingo (16). Uma fumaça simulou o início de um atentado com pó químico. Alguns torcedores foram então contaminados e saíram tossindo, passando mal. O treinamento incluiu todo o processo, começando pela identificação das vítimas.
Na tenda, foi feita a triagem dos casos. Para fazer o socorro, os responsáveis usaram máscara e macacão, amarelo ou branco, dependendo da gravidade do caso. Quem estava de branco levava os intoxicados menos graves, e os de amarelo, os mais graves, de maca.
Numa barraca, aconteceu a descontaminação dos pacientes de maca. Foi utilizado também um aparelho para detectar possíveis radiações.
Nas lonas, também separadas por cores, dependendo da gravidade dos doentes, o atendimento foi feito pelo Samu. De lá, as vítimas foram levadas para o posto avançado de saúde, que fica a 600 metros da arena.
Durante o treinamento, tudo aconteceu como planejado, da forma certa, no tempo certo. Além do Exército e do Samu, participaram do treinamento a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Saúde de Pernambuco e a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa).
G1/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics