AFP - Agence France-Presse
O Exército dos Estados Unidos suprimirá 12 brigadas de combate com base nos cortes no orçamento do Pentágono, anunciou nesta terça-feira o chefe do Estado-Maior da força, general Ray Odierno.
Qualificando esta reestruturação como a mais importante desde a Segunda Guerra Mundial, Odierno disse à imprensa que o efetivo do Exército passará de 570 mil para 490 mil homens, o que levará esta força ao nível anterior aos atentados de 11 de setembro de 2001.
As 12 brigadas de combate, que contam com aproximadamente 3.500 homens cada e estão baseadas nos Estados Unidos (10) e na Alemanha (2), serão eliminadas durante os próximos quatro anos.
Como parte desta reorganização, as brigadas de infantaria e cavalaria serão reforçadas com um batalhão, acrescentando entre 600 e 800 homens a cada brigada.
No total, haverá uma redução de 80 mil homens no efetivo que será obtida, principalmente, através de baixas voluntárias e da passagem à reserva de alguns oficiais, revelou Odierno. As medidas afetarão unidades por todo o território dos Estados Unidos.
O Exército poderá reduzir ainda mais seus efetivos se o mecanismo de corte automático no orçamento prosseguir nos próximos anos, advertiu Odierno, citando a possibilidade da saída de mais 100 mil militares.
Estado de Minas/montedo.com