14 de março de 2011

POLICIAIS CIVIS DE TOCANTINS MINISTRAM CURSO PARA MILITARES DO EXÉRCITO

O GOTE - Grupo de Operações Táticas Especiais, da Polícia Civil do Estado do Tocantins, ministrou o “Curso de Técnicas e Tecnologias Não Letais” para o Pelotão de Operações Especiais do 22º Batalhão do Exército Brasileiro. O encerramento do curso e a entrega dos brevês serão realizados nesta sexta-feira, 18, às 9 horas, no 22º BI, em Palmas.
O curso teve o objetivo de qualificar aproximadamente 50 militares a utilizarem novas técnicas e tecnologias de armas não letais, dosar o emprego da força, reduzir drasticamente os índices de mortes e seqüelas, preservar as garantias constitucionais dos cidadãos e transmitir maior sensação de segurança à sociedade, que passará a contar com integrantes da Segurança Pública mais qualificados.
A primeira etapa ocorreu entre os dias 16 e 17 de dezembro de 2010, ministradas aulas teóricas de uso progressivo da força, técnicas e tecnologias não letais e ainda o emprego prático de armas com calibres ponto 12 e 40mm (AM-600), municiadas com projéteis de borracha, gás lacrimogêneo e pimenta, granadas de luz e som, fumígenas, de efeito moral, entre outros.
Ainda houve instruções com pistolas de impulso elétrico, a qual age no sistema nervoso central, causando paralisação imediata dos movimentos. A tática evita o emprego de armas letais na contenção de pessoas que coloquem em risco a vida de outras.
De acordo com o Diretor do GOTE, o delegado de Polícia Civil, Roger Knewitz, novas trocas de experiências entre militares do Exército Brasileiro e dos Policiais do GOTE serão programadas, demonstrando a integração destas forças. (LF)
Portal Amazônia

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics