31 de agosto de 2012

Reajuste dos militares: "Foi o que pudemos dar", diz Amorim

Militares terão 30% de reajuste em três anos
Pagamento será dividido em parcelas de 9,2%, passando a valer sempre a partir do mês de março. Esposas dizem, por meio da líder, que aumento não agrada

MARCO AURELIO REIS
Os soldos dos militares das Forças Armadas terão 30% de reajuste nos próximos três anos, sendo pagos 9,2% a cada ano a contar de 1º de março de 2013. O dinheiro entra efetivamente na conta no pagamento creditado em abril. Outros 9,2% serão concedidos em março de 2014 e no mesmo mês de 2015. O aumento será linear para todos os 646 mil integrantes das Forças Armadas, ou seja, incidirá sobre soldos de militares ativos, da reserva e pensionistas. Também será o mesmo para praças e oficiais.
“Na atual situação econômica foi o que pudemos dar”, disse a O DIA o ministro da Defesa, Celso Amorim, que esteve ontem à noite no Rio para passagem de comando do CML (Comando Militar do Leste). Perguntado sobre a possibilidade de serem editadas outras medidas que melhorem a remuneração militar, Amorim foi evasivo: “Continuaremos construindo”.
Ivone Luzardo, líder da União Nacional das Esposas de Militares das Forças Amadas ficou irritada com o parcelamento. “Se os 30% fossem pagos de uma única vez no ano que vem até que daria para acalmar os ânimos e negociar com o governo ”, reagiu.
A entidade calcula em 135% as perdas do poder de compra dos soldos de seus maridos, nos últimos 10 anos. “Os 9,2% não vão fazer a menor diferença para quem esta endividado”, completa a líder, que é esposa de praça.
Conforme a Coluna Força Militar de O DIA antecipou nas últimas edições, o aumento ficou acima dos 15,8% acertados com os servidores civis em função da defasagem da remuneração dos militares. A certeza de que o índice de 30% não agradaria aos quartéis influenciou a forma de sua divulgação, por meio de entrevista da ministra Miriam Belchior (Planejamento).
Foto: Arte: O Dia

Esposas vão protestar no 7 de Setembro
As esposas de militares tentarão na próxima semana nova negociação com o governo, para o reajuste de 30% não ser parcelado. “Ou o aumento vem integral ou vamos deitar em frente à tropa e impedir o desfile no 7 de Setembro”, disse Ivone Luzardo, reforçando que a manifestação ocorrerá em Brasília e no Rio.
“Esperamos a definição do pagamento dos 28,86% para quem ainda não recebeu a dívida reconhecida pela Justiça e também o anúncio de política de recuperação gradual dos soldos, com revisões programadas a cada três anos”, disse oficial, reforçando a proposta antecipada pela Coluna Força Militar de O DIA.
Deputado federal, o capitão da reserva Jair Bolsonaro (PP-RJ) anunciou que vai sugerir ao governo, durante a discussão do Orçamento, o aumento do soldo dos recrutas, garantindo pagamento de salário mínimo.
O Dia Online (Força Militar)/montedo.com

34 comentários:

Anônimo disse...

Um homem, ministro de uma pasta tão importante como MD se limitar a dizer só isso e não continuar com os estudos para corrigir e equiparar os soldos com os salários mais baixos, é pura declaração de incapacidade para estar a frente dos militares, assim como seus comandantes, que não sabemos o quanto "lutaram" realmente para um índice melhor. O Sr. Amorim sempre respondeu com evasivas e respostas aleatórias, sem ou com muitos sentidos, mostrando que não estava a frente de nada, não se envolvia com seus assuntos e nada sabia e só recebia ordens. Resumindo: É um fantoche, boneco de Olinda que vai pra onde vai quem o conduz.Para os comandantes, chegou a hora de esclarecer para a tropa o que fizeram, pelo que lutaram, pedirem demissão ou, de uma vez por todas, parar de fazer cara feita na frente da presidente e abraçá-la, parabenizá-la.

Anônimo disse...

BIZUUUUU! PARECE QUE MAIS UMA MINISTRA VAI RECEBER UMA BRONCA DA PRESIDENTE DILMA!
NÃO ERA O ÍNDICE QUE ELE DESEJAVA CONCEDER AOS MILITARES. FOI INICIATIVA PRÓPRIA DA MINISTRA MIRIAN BELCHIOR. SERÁ?

Anônimo disse...

Que EB é este que recebo agora? Com a missão de cultivar raízes,
se desse EB que me conta a História não restou nem se quer matizes.
Se for preciso volto a ser melico; por este EB que ficou pra traz
Pois eu não quero deixar pro meus filhos este EB pobre que herdei...

que os companheiros continuem o verso...

Anônimo disse...

Caro Montedo parabéns pelo blog, acesso de 2 a 3 vezes por dia. É muito bom mesmo.
Gostaria de te sugerir uma enquete a respeito do aumento, pois me senti desvalorizado pelo meu trabalho. De repente com uma enquete de grande repercussão poderia ser que esse reajuste saísse pelo menos até agosto de 2014 as três parcelas.
Outra coisa que te sugiro publicar, pois vejo muita gente falando e muita gente com dúvida é a respeito dos adicionais que perdemos, como 1% ao ano, LE, posto acima, que na verdade poderiam voltar pelo fato de não terem sido aprovados no Congresso ou algo assim.
Abração e coloque a enquete, vai bomba(as praças vão achar ridículo o aumento)
Ah, começarei amanhã a papirar pra outro concurso. Chega! O sonho Exército Brasileiro acabou ontem

CABO HENRIQUE, MARINHA DO BRASIL disse...

se fosse 30% pago a uma não seria o ideal mas ja ajudava bastante, mas parcelado em 3 vezes só causa mais revolta. SERÁ QUE E DIFICIL PERCEBER ISSO??? MILITARES NÃO VAMOS ABAIXAR A CABEÇA, VAMOS USAR O NOSSO PODER DE FA, SOMOS MAIS DE MEIO MILHAO DE PESSOAS. PT NUNCA MAIS

Anônimo disse...

Boca-Braba, como o índice ficou em 9,14% ao ano, creio que perdemos todos, eu, você, e, sobretudo, as praças e família militar. Abr.

Ten Namarca

Anônimo disse...

Agora já era!! só em 20116! daqui pra lá muita gente boa já vai ter partido pra outra proffisão, na bucha? achei que não ia sair nada, pra mim ta bom, to estudando mesmo!! Abraço.

Anônimo disse...

Que mais uma vez
os Pampas sejam pioneiros das necessidades que se apresentam.
Pois nã quero deixar para os meus filhos este EB pobre que herdei...

Anônimo disse...

DESSAS VEZ A PETRALHADA FOI LONGE DEMAIS CONOSCO. PROMETERAM MUITO, ESTUDARAM MUITO, SE SENSIBILIZARAM MUITO, FIZERAM AUDIÊNCIAS,PARA SÓ DEPOIS DIVULGAREM ESSES ÍNDICES VERGONHOSOS. FORA PT JÁ, BRASIL ACIMA DE TUDO!!!

ST Cansado disse...

Mais uma vez o governo consegue o que quer: nos enrolar por 3 anos com o aval dos nossos "Comandantes" para pagar uma miséria de reajuste...para os "altos escalões" esse reajuste compensa, ganharão no mínimo 4.500 nos seus salários, mas para as patentes mais baixas não é nada!!!

Rogério da Silva Gomes - 1º Sgt disse...

Um gari da companhia de limpeza urbana do Distrito Federal, ganha em média R$6.000.00. Várias Forças Auxiliares de outros Estados da Federação continuarão ganhando mais que os Militares Federais. As Forças Armadas são alvo de chacota da sociedade civil e das Forças Auxiliares. O Ministro da Defesa é um afortunado e os Comandantes Mlitares, há anos no poder não largam a mamata.

Anônimo disse...

Eu amo a Ivone Luzardo. Irei a Brasília para dar-lhe meu apoio e um forte abraço, isto é, com todo o respeito. Os Militares em Brasilia são fracos em não elegê-la para algum cargo político para nos representarmos.

Anônimo disse...

Ah! Eu adoro ler os comentários. Servem somente para rir e gargalhar. Seria tão bom se um dia eu lesse uma verdadeira chamada e convite para uma grande mobilização militar, assim, quem sabe entrariamos para os livros de história, que um dia os militares das FFAA tomaram vergonha na cara e foram à luta por melhorias salarias em prol de seus familiares e, não mandaram as esposas e outros coitados à frente, para resolver o problema.

Anônimo disse...

Isso é uma piada!!!
Lembrem-se que estávamos sem reajuste desde meados de 2008.
Agora, depois de tanta novela, conclui-se que essa mxkyw de reajuste não foi o justo e nem o merecido, não foi o que poderia cobrir as perdas inflacionárias acumuladas, não foi o que reduziria o abismo salarial ante as demais carreiras. Foi apenas um cala-boca, a esmola que eles puderam dar e vamos ter que esperar por outra até 2017....
segundo o fantoche do MD “Continuaremos DESconstruindo”.Continuará desmotivando até fechar esta mer...

Anônimo disse...

Arrego para esse ministro.

Anônimo disse...

É ! Nem o Lula, ele concedeu 3 X de 10%.Essa ministra não sabe fazer conta....e olhem, essa tabela divulgada pelo "O dia" esta furada nos soldos atuais.O de SO está errado.

Anônimo disse...

ESTE "REAJUSTE"(DIGO ESMOLA) SÓ SERVE PARA CONFIRMAR O QUANTO ESTE MINISTRO(OMISSO) É INCOMPETENTE JUNTO COM OS ATUAIS COMANDANTES QUE NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA A TROPA! CADÊ A VOLTA DO ADICIONAL DE TEMPO DE SERVIÇO? AUXILIO MORADIA? UM POSTO ACIMA NA RESERVA? 28% JÁ GANHO NA JUSTIÇA? ISTO TUDO SENHORAS E SENHORES FOI TIRADO DE NÓS!!!! VAMOS NOS UNIR JUNTO COM NOSSAS ESPOSAS E FAZER ALGO DE VERDADE!
ASS: MILITAR DESMOTIVADO E REVOLTADO!!!

Anônimo disse...

COM ESTE "REAJUSTE" (ESMOLA) PROVA O PORQUE DE PROLONGAR OS CONCURSOS DA EsSA E ESPCEX POR MAIS 30 DIAS! AFINAL NINGUÉM QUER ESTUDAR TANTO E GANHAR MENOS QUE UM GARI DO DISTRITO FEDERAL.

Anônimo disse...

Engraçado, foi a mesmíssima coisa que o Jobim disse anos atrás quando o Lula nos deu um reajuste tão ou mais ridículo do que esse. Será que tem algum "memento" estabelecido no MD para o ministro falar quando os militares recebem reajustes ridículos como o de agora e o do Lula?

Anônimo disse...

ESTE "REAJUSTE"(ESMOLA) É MAIS UMA PROVA DE QUE ESTE MINISTRO(OMISSO) É INCOMPETENTE JUNTO COM OS COMANDANTES DAS FFAA! CADÊ O ADICIONAL DE TEMPO DE SERVIÇO? AUXILIO MORADIA? UM POSTO ACIMA NA RESERVA? 28% JÁ GANHO NA JUSTIÇA!? SENHORES TEMOS QUE NOS UNIRMOS JUNTO COM NOSSAS ESPOSAS E FAZER ALGO DE VERDADE!

Anônimo disse...

Arrego para esse apagadão Comandante do Exército, essa porcaria de reposição não recompõe nada, não possuímos líderes, estou revoltado, e mais ainda com certos companheiros apagadões que só dizem amém, olha eu gosto da profissão e poderia ter sido outra coisa na vida, agora com 47 anos e subtenente, estou deprimido, vivo em dificuldades financeiras sim, pois tenho dois filhos com 19 e 21 anos cursando universidade, meu salário não da para pagar sequer república para eles. Essa porcaria não cala minha boca, ESMOLA e muita, cadê a palavra do CMT do Exército para seus subordinadois? Pede para sair!

Anônimo disse...

COMPANHEIROS! O REAJUSTE VAI SER DE 10% EM MAR/13 E NÃO DE 30% COMO ESTÃO DIZENDO. AFINAL, A INFLAÇÃO É MEDIDA DE MÊS EM MÊS OU NO MÁXIMO DE ANO EM ANO. NUNCA OUVI FALAR DE INFLAÇÃO TRIENAL. RESUMINDO, DAQUI ATÉ MAR/13 TEREMOS UMA INFLAÇÃO DE NO MÍNIMO 3%, OU SEJA, O REAJUSTE PASSA A SER DE 7% A PARTIR DE MAR/13. ISSO SEM CONTAR O QUE JÁ PERDEMOS DE JUL/10 ATÉ HOJE QUE DEVE SER NO MÍNIMO 12%. RESUMINDO NOVAMENTE: EM MAR/13 QUANDO VIER O REAJUSTE ESTAREMOS GANHANDO 5% A MENOS DO QUE GANHÁVAMOS EM JUL/10. FAÇAM AS CONTAS: -12% - 3% + 10% = -5%. CONTINUANDO: EM MAR/14, QUANDO RECEBERMOS OS OUTROS 10%, CONSIDERANDO SEMPRE UMA INFLAÇÃO ANUAL DE 5%, ESTAREMOS ZERANDO A CONTA: -5% -5% +10% = 0%. EM MAR/15 QUANDO VIEREM OS ÚLTIMOS 10%, CONSIDERANDO A INFLAÇÃO ANUAL DE 5% ESTAREMOS COM UM GANHO REAL DE 5% EM RELAÇÃO À JUL/10 (DATA DO ÚLTIMO REAJUSTE). 0% + 10% - 5% = + 5%. CONCLUSÃO: O REAJUSTE É DE 5% A PARTIR DE MAR/15 E NÃO DE 30% COMO O GOVERNO ESTÁ PROPAGANDO. INFELIZMENTE É A TRISTE REALIDADE. TIREM SUAS CONCLUSÕES.

Anônimo disse...

FORA PETRALHAS!!!

Anônimo disse...

A verdade é que esse aumento só serviu pra quem tá ganhando bem. O Exército tá cheio de oficial, principalmente que num quer nada, velho!! Como é que esse cara recebe 30% do que ganha?! É revoltante, para a Sargentada que ganha pouco, é 30% em cima do nada. Tá na hora da sargentada se rebelar e exigir uma carreira digna, com tempo menor às promoções, exigir uma proximidade melhor dos salários de tenente, capitão, major...isso é molecagem, é revoltante!!!

Anônimo disse...

30% de R$ 10.000,00 = R$ 3000,00 um bom aumento (3 parcelas de R$1000). 30% de R$ 2400,00 = R$ 720,00 ( 3 parcelas de R$240,00).R$240,00, acho que da para comprar o pão e leite do mês.

Arruda disse...

Milicada, NÃO DIANTA fazer birra, espernear e/ou aloprar. É o que tem pra hoje e ponto. Dêem graças ao Bom Deus que nos deram um reajuste vergonhoso, mas deram, pois para os desgovernantes, onde pinga não seca. Esse negócio de fazer panelaço, apitaço, esposinhas protestando, reclamações e desabafos nos blogs, não interfere em nada nos planos orçamentários do governo. Esse reajuste de 2013 já estava planejado desde 2008, assim como o próximo reajuste, que ocorrerá somente em 2018.A dúvida é somente sobre o percentual. Eles já pegaram o bizú de lidar com uma classe totalmente passiva, que não ladra e muito menos morde. Na concepção deles, se vc está passando fome ou endividado, não é por culpa deles, mas sua que não sabe administrar o pouco que ganha. Esse é um preço alto que pagamos por termos ingressado numa instituição que pouco se preocupa com seus recursos humanos, que ao invés de criar situações que amenizem as dificuldades dentro da carreira,vão na contramão, dificultando ainda mais a desvantagem com outras classes. Exemplo é a perda de alguns direitos com a MP de 2001 que por incrível que pareça até hoje não foi votada, o aumento do interstício para promoção, a criação do CHQAO, etc. Pra puxar pra baixo, todo santo ajuda, mas no caso dos milicos, eles o fazem por si só.

Anônimo disse...

Exma Sr Ministra e Exmo Sr Ministro 30 por cento em 2013 de uma vez por favor !! Não estamos pedindo aumento para nós é para nossa familia !! é a familia do militar !!

Anônimo disse...

FELIZES FICARAM OS PASTINHAS DAS FINANCEIRAS QUE AGORA JÁ ESTÃO LIGANDO PARA OS MILITARES,SABENDO QUE AGORA VAI ABRIR MARGEM PARA MAIS CONSIGNADOS.

Anônimo disse...

O SUSTO QUE LEVAMOS ASSISTINDO O JORNAL NACIONAL,QUANDO FOI DADA A NOTICIA,FOI TERRÍVEL TÔ SEM DORMIR DIREITO ATÉ AGORA.

Anônimo disse...

PETRALHAS, EU OS ODEIO, EU OS ODEIO TANTO QUANTO OS SENHORES QUE VESTEM O CAMUFLADO E TRABALHAM 100 HORAS SEMANAIS SEM RECLAMAREM. PETRALHAS EU OS ODEIO, EU OS ODEIO TANIO QUANTO ÀQUELES QUE BATEM CONTINÊNCIA TODOS OS DIAS PARA CUMPRIREM AS MAIS DIVERSAS MISSÕES NA TERRA, NO AR E NA ÁGUA SEM RECLAMAREM. PETRALHAS, EU OS ODEIO, EU OS ODEIO TANTO QUANTO ÀQUELES SÃO OS GUARDIÕES DA NOSSA PÁTRIA QUE ÀPESAR DOS SACRIFÍCIOS CUMPREM O SEUS OFÍCIOS SEM RECLAMAREM.
PETRALHAS, EU OS ODEIO, EU OS ODEIO TANTO QUANTO ÀQUELES QUE JURARAM DOAR A SUA PRÓPRIA VIDA PELA PÁTRIA, MAS NO ENTANTO ESTÃO SENDO MASSACRADOS POR VAGABUNDOS NO PODER, SEM QUALQUER RESISTÊNCIA, SEM ESBOÇAR UMA REAÇÃO, ESTÃO SENDO ANIQUILADOS. QUE TRISTE SÃO OS NOSSOS DEFENSORES, ESTÃO TODOS APÁTICOS FRENTE AO CARNAVAL DAS RATAZANAS.

1ºSGT SAU

Anônimo disse...

AI DE TI
AI DE MIM
AI DE QUEM
CONFIOU NO AMORIM

Anônimo disse...

Eles não sabem nem fazer contas, afinal 9,2x3=27,6 não 30%, kkkkk

Anônimo disse...

Ao anônimo das 22:03.
A sua matemática estaria certa se o aumento fosse sempre com base no soldo de hoje, mas não é assim.

Anônimo disse...

Amigo, vc já leu alguma coisa sobre juros compostos? Se vc souber usar a calculadora HP vc pode calcular por lá. Abs!

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics