12 de maio de 2013

'Severinos' ganham uma: Exército nega pedido para fazer segurança de túmulo de Jango no RS

Prefeitura do município havia feito o pedido na última semana
Comissão da Verdade pediu a exumação do corpo do ex-presidente

Celso Duarte
Da RBS TV
O Exército não fará a segurança do túmulo do ex-presidente João Goulart, em São Borja, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A decisão foi anunciada na noita deste sábado (11) pelo comandante do 2ª Regimento de Cavalaria Mecanizada, tenente-coronel André Álvares. O pedido foi feito pela prefeitura após a decisão da Comissão Nacional da Verdade do Ministério Público Federal de pedir a exumação dos corpo. Jango morreu em 1976, durante o exílio na Argentina.
Segundo Álvares, a solicitação foi avaliada pelo general Geraldo Antônio Miotto, comandante da terceira divisão do Exército. O pedido foi negado por considerar que a área não é de jurisdição das Forças Armadas e que não haveria amparo legal para o emprego de tropa no cemitério. De acordo com o comandante, a missão deve ser da Brigada Militar ou da Guarda Municipal.
Leia mais:
Fim da picada: 'severinos' agora vão guardar túmulo de Jango no RS
O prefeito Farelo Almeida assinou decreto instituindo uma comissão municipal para acompanhar os trabalhos da Comissão da Verdade, que apura possíveis excessos durante a Ditadura Militar.
G1/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics