21 de agosto de 2017

PF faz operação contra fraudes em reformas de militares no Rio Grande do Sul


Mandados de prisão e de busca e apreensão são cumpridos em Canoas e Novo Hamburgo
PF faz operação contra fraudes em aposentadorias militares | Foto: Divulgação / 3ª RM / CP
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira, a Operação Reformados para combater um esquema criminoso voltado para a obtenção fraudulenta de licenças e aposentadorias (reformas) de militares, especialmente dos temporários. Policiais federais e militares do Exército Brasileiro cumprem um mandado de prisão preventiva, três de condução coercitiva e dois de busca e apreensão nas cidades de Canoas e Novo Hamburgo.
A fraude consistia na apresentação de atestados médicos ideologicamente falsos, com indicação de doenças psiquiátricas e outros artifícios para iludir a Administração Militar, a Justiça Federal e a Justiça Militar. O objetivo era manter militares temporários vinculados ao Exército para supostos tratamentos de saúde e, posteriormente, para obtenção da reforma militar. Um escritório de advocacia com sede em Canoas promovia o suporte para a propositura de ações judiciais que sacramentavam as fraudes.
Durante as investigações, diligências flagraram pessoas com diagnósticos incapacitantes para a vida militar, por problemas físicos ou psíquicos, em uma rotina normal de vida, inclusive com ocupações remuneradas, confirmando a fraude na obtenção das decisões judiciais por licença médica ou reforma militar.
Os crimes investigados são estelionato e falsidade ideológica, consistentes na encenação perante juntas médicas militares, propositura de ações com atestados médicos ideologicamente falsos, entre outros possíveis. As investigações seguem para apurar o prejuízo causado e o número exato de pessoas envolvidas nas fraudes.
CORREIO do POVO/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics