27 de dezembro de 2011

PARA QUE SERVE UM VEREADOR MILITAR?

Confesso que nunca tinha pensado o assunto sob essa ótica. Interessante análise. Confira:

A importância do VEREADOR militar na estratégia para a valorização do Militar Brasileiro.

*Robson Augusto da Silva
Muitos militares desdenham da oportunidade que possuem de escolher vereadores dizendo que estes não poderiam influir na questão salarial, que é decidida em nível federal. Gostaríamos de discutir racionalmente essa questão. A partir de hoje a Revista Sociedade Militar (http://sociedademilitar.com) vai discutir com o leitor essa questão de forma mais profunda.
Em cidades como São Gonçalo, Niterói, Nova Iguaçu, Brasília e muitas outras, a Sociedade Militar, composta por militares da ativa, reserva, seus conjugues e filhos, tem plena capacidade de eleger vários representantes para as Câmaras municipais. A proporção de eleitores sob influência do Militar é geralmente de no mínimo 3, ou seja, cada militar pode garantir três votos. (esposa, filhos, cunhada etc.)
Alguns poderiam dizer que eleger vereadores não ajudaria em nada a categoria! Discordamos diametralmente disso pelos motivos abaixo expostos:
1 - Os vereadores são a base política para todos os outros cargos. Deputados Federais e Senadores dependem diretamente de sua influência, pois são eles que têm maior contacto com o povo, são eles que vão até as ruas, clubes e residências.
2 - Os vereadores têm contacto direto com Deputados federais e senadores e podem, independentemente e/ou por consenso partidário, apresentar sugestões de alterações orçamentárias e de indicações parlamentares. Tem acesso fácil ao primeiro e segundo escalão do governo federal, podendo até influir em questões que dizem respeito aos regulamentos militares.
3 - Vereadores tem grande força junto a seus partidos e/ou coligações para pressionar o executivo a alterar seu comportamento frente as categorias que representam.
4 - Vereadores podem ser escolhidos entre representantes das categorias de base, sem muito poder de investimento e comprometidos com o que realmente faz diferença para os militares e suas famílias.
Sem esse trabalho de base será difícil possuirmos no futuro maior número de deputados e senadores comprometidos com a causa militar.
Vários Senadores e Deputados federais começaram na política assumindo mandatos em câmaras municipais.
Vamos nos esforçar para eleger alguns, farão a diferença.

*Pesquisador - Sociólogo (UFPA/UNIFAP) - 1º Sargento - MB

Nota do editor:
Para evitar possíveis ilações, adianto que não estou 'puxando brasa pro meu assado', pessoal. Não sou filiado a partido algum e nem tenho pretensões eleitorais.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics