22 de dezembro de 2014

AP FAB resgata índia ferida em aldeia isolada na Serra do Navio.

Índia é resgatada de aldeia isolada no AP em helicóptero da FAB; veja fotos
Resgate foi em aldeia em Serra do Navio, a 203 quilômetros de Macapá.
Operação da FAB com aeronave encurtou viagem de cinco dias.
Índia se feriu com óleo quente nas pernas (Foto: Divulgação FAB)
Índia se queimou com óleo quente nas pernas (Foto: Divulgação FAB)


Abinoan Santiago
Do G1 AP
Aldeia fica isolada às margens do Rio Amapari
(Foto: Divulgação FAB)
Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) resgataram uma índia de 47 anos da aldeia Jiriru’Wyry, em Serra do Navio, a 203 quilômetros de Macapá. A localidade é isolada e fica às margens do rio Amapari. De acordo com a FAB, a indígena sofreu queimaduras de segundo grau nas pernas durante um acidente com óleo quente.
O resgate com uso da aeronave, um helicóptero H-36 Caracal, foi necessário por causa do isolamento da comunidade indígena. O posto de saúde mais próximo fica a uma distância equivalente a cinco dias de caminhada no meio da selva.
A aeronave é do Esquadrão Falcão, de Belém, no Pará. Os militares fizeram o percurso com a indígena em poucas horas até o posto de saúde. Devido ao difícil acesso, o helicóptero não conseguiu pousar na aldeia e teve que sobrevoar a região. Um guincho foi utilizado para resgatar a paciente.
“Fomos acionados pela Funai [Fundação Nacional do Índio] para atender ao chamado. Mas como o local era de difícil acesso, nós tivemos que sobrevoar a área antes de pairar a aeronave”, disse o tenente Adriano Takeo Oba.
Indígena foi içada com militares até aeronave (Foto: Divulgação FAB)
Indígena foi içada com militares até aeronave (Foto: Divulgação FAB)
A paciente foi levada ao Aeroporto Internacional de Macapá e foi entregue às equipes da Casa de Saúde Indígena. Ela foi medicada e passa bem. (R. A.)
G1/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics