13 de fevereiro de 2011

HAITI: VEREADORES VÃO HOMENAGEAR MILITARES DE CÁCERES (MT)

Câmara de Cáceres vai homenagear soldados que participaram da reconstrução do Haiti 
Jornal Oeste
Cinquenta homens do 2º Batalhão de Fronteira (2ºB.Fron), entre eles, oficiais, sargentos, cabos e soldados, que participam da força tarefa do 13º Contingente da Organização das Nações Unidas (ONU), para ajuda de reconstrução do Haiti, serão homenageados, pela Câmara de Cáceres. O vereador Celso Fanaia (PSDB) apresenta, na sessão desta segunda-feira, uma Moção de Aplausos, aos militares designados pelo Exército Brasileiro, para socorrer o país caribenho devastado pelo terremoto que deixou milhares de mortos, feridos e desabrigados no ano passado.
“Creio ser uma homenagem justa para esses soldados que, demonstrando sentimento pela pátria e amor ao próximo, se deslocaram para longe de suas famílias, representando o país, o Estado e, principalmente, a cidade de Cáceres” justifica o autor da proposta, afirmando que “tenho certeza que os demais vereadores, colegas de parlamento, estarão aprovando a Moção por tratar-se de uma honraria digna ao soldado brasileiro/cacerense”. Além dos militares que participaram da força tarefa, o vereador ressalta que a homenagem será estendida ao comandante do 2º Batalhão de Fronteira (2º. B.fron), coronel Jorge Moraes Henrique que não mediu esforços para viabilizar a ação da tropa.
O efetivo do 2º B.Fron, saiu de Cáceres, um mês após, o terremoto de 7 graus de magnitude que destruiu o Haiti. A despedida aconteceu às 10h, em uma solenidade, na Praça Barão do Rio Branco. Além do 2º. B.Fron, participaram do contingente, militares do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado (44º BIMTZ), sediado em Cuiabá; 47º Batalhão de Infantaria (47ºBI), de Coxim; 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º RCMec) de Dourados; 1ª Companhia de Engenharia e Pelotão de Polícia do Exército e ainda Unidades de Apoio do Comando Militar do Oeste (CMO). Os militares seguiram de Cáceres, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), para Cuiabá. De lá para Boa Vista, em Roraima e em seguida para o Haiti.
A previsão era de que a tropa do 2º B.Fron ficaria no país durante seis meses. Porém, em razão dos trabalhos, permanecem por quase um ano. A previsão é de que eles retornem no mês de março. A data da sessão para homenagem ainda não foi marcada. No entanto, o vereador Celso Fanaia, acredita que deverá acontecer na segunda quinzena do mês. O Exército não confirma. Porém, as informações são de que, posteriormente, os soldados serão substituídos, tendo em vista que muito ainda há que se fazer no Haiti.
24HorasNews

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics