6 de fevereiro de 2012

No ano do centenário, Colégio Militar de Porto Alegre inicia aulas

Primeiro dia de aulas do Colégio Militar de Porto Alegre marca início das celebrações do centenário
Maior desafio da instituição é manter histórico de referência no ensino do Rio Grande do Sul
Ivan ajuda filho a se preparar para o primeiro dia de aula no colégio que acolheu a ele e a dois irmãos
Foto: Arivaldo Chaves / Agencia RBS



João Brum* joao.brum@zerohora.com.br
O Colégio Militar de Porto Alegre está prestes a completar cem anos com um desafio renovado: manter-se uma referência em questão de ensino e disciplina no Estado. Nesta segunda-feira, na volta às aulas de 1,1 mil estudantes, a instituição recomeça a busca desse objetivo.
A receita do sucesso envolve muitos fatores e começa pela seriedade com que o Exército encara a educação. São 12 colégios militares espalhados pelo país, além de instituições de ensinos Superior e Técnico, e todos são conhecidos pela qualidade da formação.
— Tenho certeza de que, sem educação, seremos sempre o país do futuro sem nunca chegar lá. Precisamos investir pesado na área, e isso o colégio faz há cem anos, com muita vibração — afirma o coronel Antônio Augusto Vianna de Souza, comandante e diretor de ensino do Colégio Militar.
Estudar na instituição é uma tradição em muitas famílias. Nascido em Santo Ângelo e criado em Santiago, Ivan Angonese se mudou para a Capital ainda jovem com a finalidade de entrar na instituição. Seus dois irmãos homens passaram pela mesma experiência — apenas a irmã ficou de fora, pois as mulheres só seriam aceitas a partir de 1989.
— A minha principal recordação da época é o internato, quando a gente acordava com a alvorada para iniciar as atividades do dia — lembra o coronel da reserva, 50 anos, que gerencia o projeto do centenário do colégio.
Rafaela, a filha de 17 anos, terminou o Ensino Médio no ano passado. Ivan, o mais novo, de 11 anos, vai começar o 7º ano do Ensino Fundamental hoje. Ele estava ansioso pelo reinício das aulas. Dias antes, já havia deixado tudo pronto: cabelo cortado, roupa arrumada e coturnos polidos.
Para comemorar o centenário, o Colégio Militar planeja atividades até o final do ano. O lançamento da programação será na quarta-feira, quando haverá o plantio de mudas de ipê em canteiros do pátio e a abertura de um concurso de redação.
No dia 9 de março, ocorrerá o lançamento de uma medalha comemorativa, confeccionada pela Casa da Moeda do Brasil e, dois dias depois, com o projeto Portas Abertas, a instituição receberá os visitantes com atrações culturais, artísticas e militares.
A grande comemoração será no noite de 22 de março, data do centenário, quando uma formatura militar no pátio da instituição contará com a presença de autoridades, uma comitiva do Instituto dos Pupilos do Exército de Portugal, convidados e ex-alunos.
Ao final, haverá a apresentação da Banda Marcial dos Fuzileiros Navais, sediada no Rio de Janeiro. O Baile do Centenário, no Grêmio Náutico União, ocorrerá em 24 de março.
* colaborou Lívia Meimes
ZH/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics