24 de fevereiro de 2012

Dilma enquadra milicos e General Enzo manda apagar nota dos Clubes Militares

A ordem foi de Dilma

Cristiana Lôbo
Quando chegou da viagem de recesso de carnaval na Bahia, a presidente Dilma Rousseff convocou o ministro da Defesa, Celso Amorim, para manifestar sua irritação com a nota divulgada na semana passada pelos clubes militares na qual oficiais da reserva cobram dela uma reação a declarações das ministras Eleonora Minecucci e Maria do Rosário com críticas ao período do regime militar.
Hoje, por ordem do comandante do Exército, Enzo Peri, a nota foi retirada do site dos Clubes Militares. Dilma disse que como presidente é a comandante em chefe das Forças Armadas e que os militares, mesmo na reserva, devem cumprir o regulamento das Forças que não permite a quebra de hierarquia.
Leia também:
Revisão da Anistia e Comissão da (in) Verdade: presidentes dos clubes militares estão preocupados (só agora, Excelências?)
A nota era assinada pelo presidente do Clube Militar, Renato Cesar Tibau Costa; do Clube Naval, Ricardo Cabral e do Clube da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista. Antes da reação da presidente Dilma, a avaliação feita no governo era a de que, tendo sido divulgada na sexta-feira véspera de carnaval, a nota não tinha a pretensão de provocar forte embate com o governo. Mas Dilma não aceitou passar batido no assunto e exigiu uma resposta do Comando do Exército, que exigiu a retirada da nota do ar.
Para assessores, a reação dos militares ocorreu, ainda que discretamente, porque está se aproximando o momento da indicação dos nomes que vão compor a chamada Comissão da Verdade – comissão criada para apurar crimes cometidos durante do período da ditadura militar. É neste ambiente que a presidente vai escolher os integrantes da Comissão.
– A pressão pode ser um tiro pela culatra – disse um assessor.
G1/montedo.com


Só para lembrar, a nota é esta:
Manifesto clubes militares

View more documents from Ricardo Montedo.
Comento:
Cadê a nota que estava lá? A Dilma comeu. 
Os generais de pijama botaram o rabinho entre as pernas e retiraram do ar o texto, que constava no site dos Clubes Militar, Naval e da Aeronáutica. É a desmoralização dos milicos descendo a ladeira.
O pior é que os presidentes dos Clubes Militares têm todo o direito de se manifestar. Confira:


 "Art. 1º - O Clube Militar, fundado em 26 de junho de 1887, neste Estatuto denominado Clube, com a sede principal na Av. Rio Branco nº 251 e foro na cidade do Rio de Janeiro, é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, de caráter representativo, assistencial, social, cultural, esportivo e recreativo, com atuação em todo território nacional. Possui ainda sedes esportivas na Rua Jardim Botânico nº 391 - Rio de Janeiro/RJ e Av. dos Astros nº 155 - Praia do Foguete - Cabo Frio/RJ."

LEI No 7.524, DE 17 DE JULHO DE 1986.
"Dispõe sobre a manifestação, por militar inativo, de pensamento e opinião políticos ou filosóficos.
 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:
Art 1º Respeitados os limites estabelecidos na lei civil, é facultado ao militar inativo, independentemente das disposições constantes dos Regulamentos Disciplinares das Forças Armadas, opinar livremente sobre assunto político, e externar pensamento e conceito ideológico, filosófico ou relativo à matéria pertinente ao interesse público.
Parágrafo único. A faculdade assegurada neste artigo não se aplica aos assuntos de natureza militar de caráter sigiloso e independe de filiação político-partidária.
Art 2º O disposto nesta lei aplica-se ao militar agregado a que se refere a alínea b do § 1º do art. 150 da Constituição Federal.
Art 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art 4º Revogam-se as disposições em contrário.
Brasília, 17 de julho de 1986; 165º da Independência e 98º da República.
JOSÉ SARNEY
Henrique Saboia
Leônidas Pires Gonçalves
Octávio Júlio Moreira Lima"
Os militares da reserva merecem uma explicação dos presidentes dos órgãos que, em tese (cada vez mais, apenas em tese) deveriam ser a sua voz. 

19 comentários:

Anônimo disse...

Só gostaria de saber a natureza jurídica dos clubes militares, não são entidades privadas, em tese sem ingerência governamental?
Além do mais, por Lei (de Sarney), os militares da reserva podem se manifestar livremente sobre política e outros assuntos.
Em outras palavras, tiraram a nota do ar por simples peleguismo mesmo. É por isso que eu não me associaria ao Clube Militar nem que fosse de graça!

Ricardo Montedo disse...

Baseado em seu comentário, atualizei a postagem. Grato pela colaboração.

Anônimo disse...

é ...a coisa ta feia...mesmo..."como disse o Lula, certa vez, (eu estava no GSI) " e esse BANDO de generais aí, tão esperando o quê?!"...

Anônimo disse...

Frouxidão e falta de coragem são elogios para esta falta de atitude...

ANOIR disse...

SÃO UMS FRACO MESMO ISSO SÓ MOSTRA QUE NÃO TEMOS PRA QUEM RECLAMA MESMO!! NEM NA RESERVA NÃO TEM ATITUDE SÃO UMS CÃOZINHOS NA COLEIRA.SÓ DÃO ORDENS DENTRO DOS QUARTEIS CHEIO DE PUCHA SACO PORQUE FORA DELES SÃO UMS COMUNS SEM PODE FALA NADA QUE PORCARIA.FICO INDIGUINADO DE VE ISO.

Anônimo disse...

Caros amigos, não se deixem enganar. No mundo de "Alice" tudo não é o que aparentea, mas no nosso caso, é. A coisa vai ficar pior. Tudo oque se falar, ou não, vai servir de subsídio para não merecer reposição salarial. É a crise na Europa, o preço do petróleo, as enchentes, a dinheirama gasta pra copa(e a educação?), "Olimpiadas". O que diria o PT se não estivesse no poder?
Sempre vou lembrar da ex-senadora Heloisa Helena quando disse que o Lula(e PT) sorria pela frente e esfaqueava por trás. por isso ela saiu. Vergonhoso o clube baixar a cabeça. E a constituição brasileira?

Anônimo disse...

Vão achar o que fazer.
E se o Enzo ousasse retrucar a Dilma,,,, na mesma hora estaria fora também.
Fracão.

Anônimo disse...

Bom, é claro que está mais do que certo de que o que se discutiu no passado, ficou no passado, mesmo porque o STF já se pronunciou sobre isso, e, se não haverá punição para os terroristas de outrora, não deveria haver para os militares envolvidos no antigo regime também. Por outro lado, se esses OFICIAIS GENERAIS se preocupam tanto com os problemas REAIS dos militares, deveriam é se pronunciar sobre A VERGONHA QUE É O NOSSO VENCIMENTO!! Isso sim é o mais importante, e não tentar proteger a própria retaguarda (isso para aqueles que estiveram envolvidos).

Anônimo disse...

Generais da reserva são como PORTÕES DE LATA. Fazem um barulhão, são molengos e não seguram nada.
E os da ATIVA só são bons enquanto puderem dominar a tropa e mantê-la sob controle com regulamentos rígidos.

Anônimo disse...

Olha eu tenho hoje 26 anos e 8 meses de serviço, sou subtenente com três filhos, não tenho empréstimo, não pago aluguel, meu carro é 2005 e estou passando o maior sufoco. Por isso vou dar um conselho aos mais jovens, pois eu só espero a reserva para poder trabalhar na iniciativa privada, Graças a Deus, quando era 2º Sargento já antigo fiz uma faculdade e tenho outra profissão, devido ao nosso horário de trabalho não consigo desempenhá-la, entretanto, procuro me manter sempre atualizado estudando e utilizando a internet como fonte de pesquisa. Aos concurseiros de plantão que possam me criticar, aviso que tinha duas alternativas ou pagava um bom cursinho para fazer um concurso público decente ou pagava o colégio dos meus filhos, optei pela segunda assertativa e hoje sinceramente não estou conseguindo mais nem pagar o colégio, tenho qe xoramingar junto ao diretor da escola na tentativa de manter o valor congelado e pagar a mensalidade integral, por isso companheiros, infelizmete, com esse Governo que só olha o passado com rancor, não estou julgando se foram ações certas ou erradas de ambas as partes, a tendência é piorar, por isso, aqueles qe ainda podem, caiam fora enquando é tempo. Os Generais, Almirantes e Brigadeiros a muito tempo deixaram de serem militares para serem políticos atrás de uma boquinha numa estatal ou coisa parecida, por isso não esperem nada deles, esses que hoje protestam lá no Clube Militar, num passado recente quando estavam em posição de destaque em seus Cargos de Chefia se calaram e se omitiram.Desculpem o desabafo de um velho militar desiludido e desgostoso da carreira que escolheu, tendo sido aprovado em um concurso concorrido para todo o pais e que um dia teve o maior orgulho em envergar esta farda, uma boa noite a todos.

Anônimo disse...

Algum general aceita um praça da reserva remunerada se manifestar? Até onde sei os generais querem se manifestar mas não querem que seus subordinados se manifestem.

Anônimo disse...

Na cavalaria chamam de cagaço ou piruação. O mesmo cagaço somado ao desconhecimento da legislação que meu comandante fechou nossa associação. A invés de motivá-la e orientá-la ao caminho de realizações como uma entidade prevista no estatuto dos militares, cuja rpincipal preocupação é o desenvolvimento de uma franca e natural liderança.

Anônimo disse...

1º e único princípio na administração militar: "Sim senhor, não senhor, quero ir embora.". Pena que aprendi a lição como tantos outros na AMAN ou na EsSA.

Anônimo disse...

é facultado ao militar inativo, ..., opinar livremente sobre assunto político, e externar pensamento e conceito ideológico, filosófico ou relativo à matéria pertinente ao interesse público.

Anônimo disse...

Concordo com o sub véio, como diz o amazonense "peguem o beco" desse barco furado "tá dando capim na palheta" hehehe. Buenas companeros, estamos sem líder em comandante de verdade e ainda insistem em manter aquela de chefia e liderança em vigor. Fala sério!!! Fuga e evasão das FA já!!!

Anônimo disse...

Sou tambem S Ten e me identifico com o companheiro, no meu caso não fiz faculdade mas tenho apenas um filho que hoje esta na Universidade cursando medicina, porém como senti a necessidade em complementar a renda familiar, não me restou outra alternativa a não ser colocar um mercadinho em nome da esposa. Considero que ainda, as FFAA é uma boa opção para alguns que tem talentos, pois a concorrencia é livre, basta estudarem, e escolherem outra profissião, o que infelizmente não o fiz.

Anônimo disse...

"...quando o bixo pegar para os oficiais e vai pegar, aí eles irão olhar para os praças....vai ser tarde demais...."

Anônimo disse...

O que faz o Gen Enzo no EB? O que fez em prol da tropa até hoje? Nada!!!! simplesmente não fala, não ouve, não vê (ou finge que não). Com sua conduta "exemplar" (para o governo), ficará no cargo ainda por muito tempo, enquanto a tropa sofre com salários defasados e equipamento sucateados...

Anônimo disse...

Tenente Arthur Felipe de Carvalho Julião
http://www.youtube.com/watch?v=_4IbIHDT4ts

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics