28 de junho de 2012

UPP:Bope substitui Exército e ocupa a Vila Cruzeiro


Marcello Victor

Rio - A Polícia Militar começou, na manhã desta quinta-feira, a substituir as tropas do Exército que ocupavam a Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, na Zona Norte, há um ano me meio. Cerca de 500 homens do Batalhão de Choque (BPChoque), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Grupamento Aéreo Marítimo (GAM) e Companhia de Cães.
Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
Policiais do Bope ocuparam a Vila Cruzeiro | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
Segundo o major Marcus Bouças, da Força de Pacificação, policiais ocuparam pontos estratégicos da Vila Cruzeiro por volta das 6h e não houve registro de confrontos, prisões ou apreensões. O porta-voz da PM, coronel Frederico Caldas, comemorou a ocupação.
"Essa é a conclusão de um trabalho iniciado há um ano de meio. O Exército desempenhou um papel maravilhoso. A ocupação foi um grande desafio, hoje é um dia histórico de retomada do Alemão e Penha", celebrou. De acordo com Caldas, será feita agora uma revista pela comunidade.
Helicópteros deram apoio aos policiais sobrevoando a comunidade | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
Ele revelou ainda que duas UPPs devem ser inauguradas dentro de um mês, uma na Vila Cruzeiro com 300 policiais e outra no Parque Proletário com 200 militares. Com isso, o efetivo total no Complexo da Penha e do Alemão será de 2.150 policiais.

UPPs da Penha são inauguradas
As primeiras Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Complexo da Penha, na Zona Norte, foram inauguradas nesta quarta-feira. As cerimônia reuniram autoridades como o governador Sérgio Cabral e o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. Na solenidade, o coronel Rogério Seabra, coordenador geral das UPPs, revelou que a UPP do Fallet e Fogueteiro, no Catumbi, vai receber um reforço de 50 homens no efetivo.
O Dia Online/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics