Clipe de quatro minutos também mostra a Casa Branca sob a mira de um míssil
Explosão atinge domo do Capitólio, em Washington, no vídeo de propaganda da Coreia do Norte (Reprodução) |
A Casa Branca sob a mira de um míssil. O domo do Capitólio – sede do Congresso americano – destruído por uma grande explosão. Cenas como estas, comuns em filmes-catástrofe de Hollywood, ilustram um vídeo de propaganda divulgado por um canal semioficial norte-coreano – e fazem parte da mais nova provocação de Pyongyang aos Estados Unidos.
O vídeo de quatro minutos foi postado no perfil do YouTube da Uriminzokkiri, agência que divulga notícias favoráveis ao governo e reproduz peças de propaganda do regime.
Com edição e efeitos toscos, o clipe traz imagens de tropas do exército norte-coreano, desfiles militares e disparos de artilharia. Um pouco antes da marca de três minutos, a Casa Branca aparece sob a mira do que seria um míssil teleguiado. Em seguida, o Capitólio é mostrado sendo atingido por uma explosão. O mesmo website divulgou, no início de fevereiro, um vídeo exibindo uma cidade parecida com Nova York em chamas.
Escalada de tensão
Ainda que de forma mal-acabada, a peça de propaganda repercute as mais recentes ameaças proferidas pela Coreia do Norte contra os Estados Unidos, principal aliado da Coreia do Sul, vizinha e rival de Pyongyang.
Descontente com a ampliação das sanções na ONU contra o seu programa de armas e com os exercícios militares entre Washington e Seul na península, o regime comunista prometeu realizar um "ataque nuclear preventivo" aos EUA. Em resposta, a porta-voz do Departamento de Estado americano, Victoria Nuland, disse que Washington tem total capacidade de defender não apenas o seu território dos mísseis balísticos da Coreia do Norte, mas também os de todos os seus aliados. Na semana passada, o Pentágono anunciou que, por causa das provocações de Pyongyang, os EUA vão ampliar sua defesa antimíssil.
Confira o vídeo de propaganda da Coreia do Norte:
Veja/montedo.com