15 de março de 2013

STM empossa hoje novo presidente

Posse no STM

General Cerqueira assume presidência do STM (Imagem: STM)
A nova Presidência do Superior Tribunal Militar (STM) será empossada nesta sexta (15/3), às 16h, para o biênio 2013-2015. O novo presidente do STM é o ministro Raymundo Nonato de Cerqueira Filho. General-de-Exército, Cerqueira é ministro desde março de 2010. Ele ocupa uma das quatro vagas destinadas ao Exército na Corte e já atuou no Comando Militar da Amazônia, como chefe de Estado-Maior e comandante.
Nascido em 11 de junho de 1944, no Rio de Janeiro (RJ), Raymundo Cerqueira tornou-se cadete na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1964. Classificou-se em 1º lugar na AMAN e na Arma de Infantaria. Foi comandante de batalhão na Operação Rio 92, que efetuou a segurança dos chefes de Estado estrangeiros na Conferência sobre Meio Ambiente. Foi também oficial de Operações durante a Operação Rio 94, destinada a combater o crime organizado nas favelas cariocas.
A vice-presidente eleita é a ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha. Com a eleição, ela se torna a primeira mulher a compor a Presidência do STM, nos 204 anos de existência da Justiça Militar da União. Maria Elizabeth Rocha é ministra do STM desde março de 2007. Ela foi a primeira mulher a ser nomeada ministra da Corte.
Maria Elizabeth Rocha nasceu em 29 de janeiro de 1960, em Belo Horizonte (MG). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), especializou-se em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Direito Constitucional pela UFMG, a ministra é professora da Universidade de Brasília (UnB) e do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).
A solenidade de posse acontecerá no Plenário do STM.
êxito/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics