11 de agosto de 2013

CNJ prorroga por 90 dias conclusão de estudos sobre Justiça Militar

Conselheiro Wellington Cabral Saraiva coordena grupo de estudos do CNJ 
Foto: Gil Ferreira - Agência CNJ de Notícias

O Conselho Nacional de Justiça prorrogou, na sessão plenária desta terça (06/08), o prazo para a conclusão dos estudos sobre a necessidade/viabilidade da estrutura da Justiça Militar nos Estados – o prazo foi prorrogado por 90 dias.

Prorrogação
Informações da Agência CNJ de Notícias apontam que o pedido de prorrogação de prazo foi apresentado pelo conselheiro Wellington Cabral Saraiva, coordenador do grupo de trabalho responsável pela elaboração dos estudos.
Atualmente, apenas três unidades da federação – Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo – mantêm tribunais militares no país, além do Superior Tribunal Militar na jurisdição federal.
O Conselho Nacional de Justiça avalia se o número de processos em trâmite na Justiça Militar justifica a manutenção de estrutura específica para julgamento dos crimes militares.
Leia também:
General assume presidência do STM defendendo a existência da Justiça Militar
Custo x Benefício: Joaquim Barbosa considera "escandalosos" números da Justiça Militar
Presidente do STM contesta afirmações de Joaquim Barbosa sobre a Justiça Militar
Pequeno, mas gastador: STM tem maior número de "marajás" entre os tribunais superiores
"A transferência dos casos para a Justiça comum transformaria as Forças Armadas em bandos", diz general sobre o fim da Justiça Militar


Grupo de Trabalho
A criação do grupo de trabalho com a finalidade de avaliar a viabilidade da manutenção da Justiça Militar foi proposta pelos conselheiros Bruno Dantas, Wellington Cabral Saraiva e Gilberto Martins Valente, no último mês de abril.
Os integrantes do CNJ destacaram a assimetria entre a pequena quantidade de processos em trâmite e/ou julgados e o custo da manutenção da estrutura pelo Poder Judiciário.
Fato Notório/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics