17 de junho de 2010

AVIAÇÃO DO EXÉRCITO REALIZA EXERCÍCIO NA AMAN




Resende
Comandantes e alunos do Centro de Instrução e Aviação do Exército Brasileiro (CIAvEx), cuja sede fica em Taubaté - SP, estão na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realizando um exercício de final de Curso de Piloto de Combate.
Esta atividade tem duração de duas semanas, com encerramento marcado para a próxima sexta-feira (18).

Hoje (16) e amanhã (17) está sendo realizada a Operação de Garantia da Lei e da Ordem em Quatis, com o uso de seis aeronaves Pantera e nove Esquilo. Também estão acontecendo movimentações de tropas motorizadas e mecanizadas do 1º Esquadrão de Cavalaria Leve, organização militar sediada em Valença, e de cadetes dos cursos Avançado e de Cavalaria da Aman.

Vinte e um militares estão participando do Curso de Piloto de Combate, sendo 17 do Exército Brasileiro, dois da Marinha do Brasil e dois da Força Nacional de Segurança. Outros cinco realizam o Curso de Sargento Aviador e Apoio.
Toda a Operação tem sido acompanhada pelo "Olho da Águia", equipamento de comando e controle que capta e transmite imagens em tempo real para o escalão superior. As imagens são transmitidas em um posto de comando, que foi montado no Polígono de Tiro da Aman.

Para o Capitão, Instrutor de Vôo, e Relações Públicas da missão, Souza Júnior, o Curso de Piloto de Combate é muito importante porque após sua conclusão o piloto tem condições de assumir a função de comandante de aeronave em operações militares. - Estamos formando 21 alunos.
Os alunos estão desenvolvendo atividades de comando de fração, sendo que uma das operações exigidas é a incursão aeromóvel. - disse o capitão explicando que nesse tipo de operação o aluno realiza uma entrada em território inimigo com uma missão específica, e logo depois faz uma retirada planejada. Souza Júnior explicou ainda, que o princípio básico dessa missão é o elemento surpresa.

Já o Coronel Castro, Comandante do CIAvEx, disse que o curso completo inclui estágio de pilotagem tática, com duração de dez semanas, como pré-requisito para o Curso de Piloto de Combate, que dura 12 semanas.
- O Curso de Piloto de Combate é emblemático para o Exército porque só a partir da sua conclusão é que os oficiais-alunos estão aptos par realizar tarefas operacionais.
Antes do curso eles são apenas pilotos administrativos, mas é importante que o aluno amadureça para poder comandar frações elementares de helicóptero; que é a finalidade do curso. Atualmente o Exército conta com 250 pilotos de combate, e a cada ano formam-se entre 18 e 21 novos alunos, esse número depende do número de pilotos que realizam o curso básico. - explicou o coronel ressaltando que o Curso de Piloto de Combate é de segundo nível, administrado para oficiais que já são pilotos.

- Esse curso é de extensão na área da aviação. Anualmente forma-se apenas uma turma. Normalmente as aulas começam em fevereiro e a formatura acontece em junho. O curso é ministrado em Taubaté, mas sua fase final pode ocorrer em vários lugares dependendo do tipo de operação que for planejada. Em 2008 a conclusão ocorreu em Rosário do Sul, em 2009 em Pindamonhangaba e Taubaté, e esse ano está ocorrendo na Aman devido às características especiais que a Aman possui e que possibilitam a interação com os cadetes integrantes das várias armas, sendo possível realizar missões operacionais conjuntas. - esclareceu Castro.
Diário do Vale

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics