3 de julho de 2010

OPERAÇÃO DO EXÉRCITO INTENSIFICA O PATRULHAMENTO NA FRONTEIRA

Operação do Exército mobiliza 530 homens em MT e MS
Garantir a segurança na fronteira oeste do país. É com este objetivo que militares dos batalhões do Exército das regiões de Corumbá, Cáceres, Forte Coimbra e Porto Murtinho realizam a Operação Atalaia desde a última segunda-feira. São 530 homens envolvidos na operação em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Só em Corumbá, mais de cento e cinquenta militares estão envolvidos na ação. Eles foram divididos em quatro pelotões que se revezam na realização dos trabalhos. As barreiras estão instaladas em locais estratégicos.
A ocupação dos grupos nos pontos de fiscalização sempre é feita de forma sigilosa. “A nossa intenção é coibir crimes fronteiriços e contra o meio ambiente, como tráfico de drogas e animais e ainda o contrabando. Por isso, os coordenadores dos batalhões recebem o comando somente quando irão assumir o posto. Dessa maneira, a informação não vaza e nós conseguimos realizar os flagrantes”, explicou o major Marcelo Rojo, oficial de comunicação social da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira.
O major Rojo disse ainda que em regiões próximas, a cerca de cento e cinquenta quilômetros das linhas de fronteira, o Exército tem poder de polícia – ou seja, pode dar voz de prisão, ou então realizar a apreensão de materiais. Em cada abordagem, os documentos das pessoas são conferidos e os veículos e bagagens vistoriados. Um cão farejador do Batalhão da Polícia do Exército de Campo Grande auxilia na fiscalização.
Durante os trabalhos na manhã desta quinta-feira no Posto Lampião Aceso na BR-262, os militares abordaram um veículo que transportava cerca de mil toalhas que foram compradas na Bolívia e que não haviam sido declaradas à Receita Federal. O motorista do carro informou que venderia a mercadoria em Campo Grande. As toalhas foram apreendidas e encaminhadas para a Receita Federal. A operação conta com o apoio de vários órgãos de segurança pública. “Quando encontramos alguma situação complicada – como, por exemplo, a prisão de alguém, acionamos a Polícia Militar que vem prestar apoio à nossa operação”, informou o coordenador do batalhão, tenente Diego Augusto Silva.
Além da fiscalização, os militares também recebem um treinamento para a realização de escolta de materiais e personalidades. Três viaturas com cerca de dez homens cada, percorrem longos trajetos, simulando uma situação real – o objetivo é capacitar o pelotão.
Em Albuquerque, distante cerca de setenta quilômetros do perímetro urbano de Corumbá, um outro tipo de serviço dentro da operação, está sendo realizando. É o atendimento médico e odontológico da população. Toda a comunidade que vai até a escola da região, pode receber tratamento dentário, realizar consultas médicas e ainda, as crianças participam de oficinas sobre a importância dos cuidados com os dentes. Para a dona de casa Conceição Ortega, que realizou uma consulta odontológica, a iniciativa deve acontecer mais vezes. “Nós que moramos distante da cidade, ficamos muitas vezes sem ter tempo para ir ao dentista ou então ir ao médico, por isso quando eles vêm até a gente, temos que aproveitar a oportunidade”, concluiu. O Exército encerra a operação nesta sexta-feira, 02 de julho.
Fonte: Diario Online

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics