17 de janeiro de 2011

TRAGÉDIA NO RJ: EXÉRCITO JÁ RESGATOU MAIS DE CEM FAMÍLIAS EM TERESÓPOLIS

Mais de 100 famílias já foram resgatadas pelo Exército
Com apoio do governo federal, prefeitura de Teresópolis cria centro de coordenação operacional para ajudar as vítimas


Foto: Hélio Motta
O prefeito Jorge Mário e o general José Elito, se reúnem em Teresópolis e definem as ações para os próximos dias
Desde a chegada das Forças Armadas em Teresópolis, na sexta-feira (14), mais de 100 famílias foram resgatadas de áreas que sofreram com as chuvas que devastaram 27 bairros na cidade. Neste domingo (16), o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general José Elito Carvalho Siqueira, esteve no município e anunciou a criação de um Centro de Coordenação Operacional (CCO) que cuidará de todas as ações de resgate à vítimas e reconstrução das áreas afetadas na Região Serrana do Rio.
Ao lado do prefeito de Teresópolis, Jorge Mário, o general José Elito afirmou que os militares não têm prazo para deixar a região. "O trabalho de resgate e recuperação das áreas destruídas é de médio e longo prazo. Vamos ficar o tempo que for necessário", afirmou.
O general Elito informou ainda que o prefeito Jorge Mário ficará à frente do CCO. "O exército garantirá ajuda no que ele e a região precisarem", garantiu. De acordo com a avaliação do ministro, há homens e máquinas suficientes para recuperar os estragos causados pela chuva.

Espaço aéreo será controlado
Para otimizar o trabalho realizado pelos helicópteros que atuam no resgate de vítimas e no transporte de alimentos e mantimentos para desabrigados, o espaço áreo do município passará a ser controlado. De acordo com o general Elito, não haverá restrição de vôo, apenas controle a fim de evitar acidentes.
Questionado sobre o número de aeronaves que poderiam circular, ele garantiu que todos poderão trabalhar, inclusive os helicópoteros das emissores de TV que cobrem a tragédia na região.
O centro de controle funcionará na prefeitura de Teresópolis e irá coordenar as saídas das aeronaves da Defesa Civil, Exército, Bombeiros e da prefeitura. Os helicópeteros de emissoras de TV também ficarão subordinados a este controle.
A partir da criação do CCO, os moradores de Teresópolis que precisarem solicitar um resgate, passar informações sobre vias obstruídas ou pedir apoio na área da segurança pública deverão ligar para o telefone (21) 2742-7351.
IG

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics