16 de junho de 2011

EXÉRCITO REMOVE MÁQUINAS APREENDIDAS NO COMBATE AO DESMATAMENTO

As operações do Ibama no norte de Mato Grosso foram reforçadas pelo Exército Brasileiro, cujos militares estão atuando na segurança da fiscalização em campo e dando apoio logístico e operacional na retirada e na guarda de bens e equipamentos apreendidos pelo órgão ambiental no combate ao desmatamento ilegal na Amazônia.
No município de Nova Ubiratã, o Exército retirou um trator de esteira modelo D-9 e um caminhão carregado com 17 m³ de toras sem documentação de origem, envolvidos com o desmatamento e exploração ilegal de madeira. Em Ipiranga do norte, o Exército faz a guarda de diversas esplanadas repletas de toras extraídas ilegalmente enquanto a prefeitura do município se organiza para a retirada da madeira. Num assentamento da reforma agrária em Feliz Natal, o Ibama apreendeu 16 palanques e 98 mourões da essência itaúba. A operação para a retirada destes bens continua em andamento.
"Isso mostra, de forma clara, que a ordem dada pela Ministra do Meio Ambiente de zerar o desmatamento na região norte do Mato Grosso será seguida à risca, é uma determinação e uma prioridade do governo federal, tanto que o Exército Brasileiro está conosco no campo, dando um apoio fundamental na guarda e na retirada de bens apreendidos pela fiscalização e na segurança das equipes", afirma o chefe da fiscalização em Mato Grosso, Luciano Guerra Cotta.
"Todos os bens flagrados na cena de crimes ambientais serão retirados dos infratores, conforme a determinação que recebemos da Presidência e, agora, com o apoio do Exército, temos plenas condições de executar esta ordem", diz Cotta. "Os infratores estão advertidos: se continuarem desmatando, irão perder os bens utilizados para o cometimento dos crimes."
SÓ NOTÍCIAS

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics