28 de junho de 2011

38 BLINDADOS LEOPARD DESEMBARCAM NO PORTO DE RIO GRANDE. TRANSPORTE LEVARÁ 15 DIAS.

Leopard 1A5BR - Chegam ao Porto Novo mais 38 Carros de Combate
Na manhã de sexta-feira, 24, foram desembarcados no cais do Porto Novo do Rio Grande 38 carros de combate destinados ao Exército Brasileiro.

Carros de combate (CC) Leopard 1A5BR a bordo do navio Brasile Gentile
Foto Deyver Dias - Agora RS
Carmem Ziebell (carmen@jornalagora.com.br)
Na manhã da última sexta-feira, 24, foram desembarcados no cais do Porto Novo do Rio Grande 38 carros de combate destinados ao Exército brasileiro. As Viaturas Blindadas de Combate Carro de Combate (VCB CC) chegaram a bordo do navio Grande Brasile, de bandeira italiana, que atracou no cais do Porto Novo por volta das 8h. A atracação do navio estava prevista para quinta-feira, mas, devido ao vento, a embarcação só entrou no porto ontem. O desembarque começou às 9h15min e foi concluído às 11h30min.
Os tanques de guerra foram retirados do navio conduzidos por militares do Exército, que já são treinados para operá-los, e colocados no pátio do Porto Novo. Do Porto do Rio Grande, na manhã de sábado, eles começaram a ser transportados, em carretas, para Santa Maria objetivando a realização dos testes de recebimento - dos sistemas eletrônicos e mecânicos, de motor e de tiro, entre outros. Depois, serão distribuídos para vários quartéis do Exército do Rio Grande do Sul e do Paraná.
Oito carretas fazem o transporte dos tanques de guerra para Santa Maria - Foto Deyver Dias - Agora RS


Conforme o major Alexandre Magno Fernandes Ribeiro, do Comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, de Santa Maria, oito carretas estão sendo utilizadas no transporte desde o porto rio-grandino até Santa Maria. Cada carreta leva um carro de combate, cujo peso é de 40 toneladas vazio e 42 quando pronto para ação (com pessoal, combustível e munição). O transporte iniciou-se por volta das 7h da manhã de sábado, quando oito delas começaram viagem, acompanhadas de batedores da corporação. São 10 horas de viagem até Santa Maria, pois devido ao peso da carga o deslocamento tem velocidade de 55 quilômetros por hora.
Posteriormente, as mesmas carretas voltaram a Rio Grande para buscar outros oito tanques. O transporte de todas as unidades deverá se estender por 15 dias. Na operação do dia foram envolvidos 50 militares da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, do 6º Grupo de Artilharia de Campanha (6º GAC), que prestou apoio, e da Diretoria de Material do Exército, de Brasília.
As 38 unidades desembarcadas integram o quinto dos sete lote de carros de combate adquiridos dentro do Projeto Leopard. Esse projeto é um contrato de compra e apoio estabelecido pelo Governo brasileiro, por intermédio do Ministério da Defesa, com o Governo da República Federal da Alemanha, destinado ao reaparelhamento e modernização das Unidades Blindadas do Exército do Brasil. No final de setembro deste ano, chega o sexto lote e, em janeiro de 2012, o sétimo, com 38 tanques de guerra cada.
No total, foram adquiridas 220 Viaturas Blindadas de Combate Carro de Combate (VCB CC) Leopard 1A5, sete Viaturas Blindadas Especializadas Socorro (VBE Soc), quatro Viaturas Blindadas Especializadas Lança Pontes (VBE L Pnt), quatro Viaturas Blindadas de Combate de Engenharia (VBC Eng) e quatro Viaturas Blindadas Escola de Motorista. Também estão incluídos no Projeto o fornecimento de diversos equipamentos de simulação, rádios, ferramental, suprimentos, manuais, o treinamento de recursos humanos e o suporte logístico para todos os materiais de emprego militar incluídos.
AGORA RS, com DefesaNet

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics