14 de julho de 2011

IGUALZINHO AO RANCHO: JOGOS MUNDIAIS MILITARES TERÃO CARDÁPIOS TEMÁTICOS

Cardápio para todos os gostos nos Jogos Militares

Os competidores que disputarem os Jogos Mundiais Militares do Rio de Janeiro a partir do próximo fim de semana ficarão com água na boca ao frequentarem um dos restaurantes das três vilas de atletas do evento. A organização elaborou um extenso cardápio, respeitando as diversas regiões do país. Ao todo, são nove temas a serem apresentados a cada dia.– O Brasíl é um país muito grande. Nossa intenção é, por meio da regionalização, mostrar a riqueza da culinária brasileira – explicou a nutricionista Flavia Albuquerque Figueiredo, uma das responsáveis pela elaboração do cardápio.Nutricionista esportiva há seis anos e funcionária do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Flavia usou sua experiência de ter trabalhado na instalação esportiva de Deodoro nos Jogos Pan-Americanos e ParaPan-Americanos Rio-2007 para definir os pratos.Diariamente, os atletas poderão fazer sete refeições: café da manhã, almoço, jantar, ceia, lanches (manhã e tarde), além de um plantão, que funcionará em horário alternativo (da meia-noite às 5 horas). Uma ilha de massas e pizzas também fará parte do refeitório.
- Os atletas terão muitas opções como grelhados, carnes, pães, frutas, sucos. E, em cada dia do evento, no jantar, será servido o “Prato do Chef”, idealizado pela chef Morena Leite – contou a nutricionista.Trabalhando ao lado de Flavia está a gerente de alimentação dos Jogos, Michelle Tapias. Enquanto a primeira é responsável pela alimentação dos atletas, a segunda é quem comanda toda a força de trabalho nos três restaurantes.Também com a experiência de ter atuado no Pan do Rio, Michelle tem a difícil tarefa de coordenar cerca de 2.500 trabalhadores, entre cozinheiros, copeiros e pessoal encarregado dos serviços gerais.– Foram dois anos de planejamento seguindo as premissas do esporte e do ambiente militar. Buscamos o padrão olímpico. Trata-se de uma logística extremamente grande e complicada. É um desafio e tanto mas, quem faz uma vez, toma gosto e quer fazer de novo – disse a gerente de alimentação.

Números e marcas
Fato inédito: Pela primeira vez, os restaurantes foram montados especialmente para a competição. Nas edições anteriores, a alimentação foi servida nos quartéis.
Os restaurantes:São três: um na vila branca (Marinha), um na vila azul (Aeronáutica) e outro na vila verde (Exército). Cada um deles tem a capacidade de mil lugares.
Quantidade de comida:A previsão é de que sejam feitas entre 1.800 e 2.000 refeições por dia em cada um dos restaurantes. O consumo de alimentos em cada um deve ser de 25 toneladas de arroz, 25 toneladas de feijão, 62 toneladas de carne, 60 mil litros de leite e 412 mil pães.

Bate-Bola:
Flavia Albuquerque Figueiredo, Nutricionista.
Qual foi sua reação quando te convidaram para criar o cardápio?
A Michelle tinha me falado da oportunidade de trabalhar nos Jogos. Quando me chamaram, fiquei muito feliz. Tenho certeza de que faremos um excelente trabalho pois tenho uma grande equipe de nutricionistas ao meu lado.
Como ficarão os restaurantes em cada um dos dias temáticos?
Os restaurantes estarão enfeitados diariamente para explicitar cada um dos temas. Os atletas serão surpreendidos logo na entrada, pois serão recebidos por um casal vestido de acordo com a região adotada no cardápio. E o tema do dia ainda estará em banners e nas bandejas. Também teremos a exibição de um vídeo mostrando imagens dos estados brasileiros.Há sempre a preocupação na elaboração do cardápio com questões religiosas. Como vocês trataram esse assunto?
Procuramos seguir as diretrizes do islamismo e da religião judaica. Então, buscamos algumas variações vegetarianas e demos tratamento especial à carne de porco. Como proteína, no caso de uma bisteca, nós mantivemos. O atleta terá a liberdade de decidir se quer ou não comer. Mas, no caso de servir de tempero ou acompanhamento de um prato, optamos por trocar. Por exemplo, no caldo de pela égua substituímos a costela de porco pela linguiça defumada.
LANCE NET

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics