12 de julho de 2011

VIA EXPRESSA NO RJ VAI DESALOJAR ESCOLA DE EQUITAÇÃO DO EXÉRCITO

Nova via expressa vai ‘atropelar’ Exército e PM
A Transolímpica, que ligará Deodoro à Barra, passará por cima de centro de formação de praças e de pista de equitação que será usada nos Jogos Militares
CHRISTINA NASCIMENTO

Rio - Previsto para passar por áreas militares, o corredor expresso Transolímpica (Barra da Tijuca-Deodoro) vai provocar o remanejamento de parte da escola de equitação do Exército e de unidades do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) da Polícia Militar, em Sulacap. As desapropriações previstas no trajeto total de 23 km vão atingir 21 ruas em Magalhães Bastos, cinco na Vila Miliar, nove em Sulacap, dez em Taquara, 27 em Jacarepaguá e 24 em Curicica.Pela via vai passar um novo modelo de transporte, o BRT (o Bus Rapid Transit), com pistas exclusivas para coletivos.
A PM admite que a 3ª Companhia e o Centro de Capacitação de Programa de Proteção — ambos no Cfap — poderão ser transferidos. “Estamos esperando uma reunião com a prefeitura para saber mais detalhes”, afirmou o coordenador de Assuntos Estratégicos da PM, cel. Pinheiro Neto. Animação com o trajeto exibida para moradores do bairro mostra a via passando sobre imóveis do Cfap.
O Exército informou que o Município vai reconstruir os setores da escola de equitação em áreas próximas. O local sediará as provas de equitação dos Jogos Militares. O secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, explicou que, como áreas militares não podem ser desapropriadas, a prefeitura já negociou: “Outra área será cedida ao Exército. A Aeronáutica, apesar de não ter terreno da instituição no traçado, pediu informação dos corredores”.





Moradores preocupados
 Para os moradores dos bairros cortados pela Transolímpica, as desapropriações trarão prejuízo. “Minha casa vai ficar a 10 metros do corredor de ônibus. Imagina o barulho com que vou ter que conviver”, reclamou o comerciante Ricardo Ribeiro, 35.

Rio
Transolímpica: conforto e agilidade
ia dará mais fluidez ao tráfego e preservará parques ambientais






O DIA ON LINE

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics