26 de novembro de 2012

Um ano após festa de inauguração, avião não tripulado da PF faz primeiro voo para patrulhar fronteiras

Vant da PF finalmente levanta voo para patrulhar fronteira
Finalmente depois de tanto tempo vai levantar voo este equipamento (VANT) que seria de tanta utilidade à segurança nas fronteiras brasileiras. Mas como tudo no Brasil é melhor não comemorar e esperar.
O superintendente Regional da Polícia Federal no Paraná, o delegado José Alberto Iegas, afirmou ontem durante visita à Delegacia Regional da PF em Cascavel que o Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado), que está na base em São Miguel do Iguaçu, começará a operar ainda em 2012.
Leia também:
Desperdício: avião não tripulado (VANT) da PF, que deveria vigiar fronteiras, nunca saiu do chão
O equipamento de tecnologia israelense que custou R$ 8 milhões à União e que foi apresentado oficialmente há um ano, mas que nunca foi visto em operação de controle e monitoramento da fronteira, não será entregue à FAB (Força Aérea Brasileira), mas será utilizado em parceria com essa e outras instituições estaduais e federais da área de segurança pública.
Legas afirmou que todos os ajustes foram feitos. Isso inclui um dos principais problemas do projeto que se referia a questões contratuais de manutenção da aeronave.
Em fase de recomposição interna depois da greve, o que se espera agora é uma oxigenação da PF em toda a região.
“Esperamos que ainda neste ano, no máximo no início do próximo, mais profissionais estejam trabalhando nas delegacias da PF de Guaíra, Foz do Iguaçu e Cascavel”, destacou.
Esse reordenamento vai ganhar ainda mais fôlego com um convênio que promete ser assinado na próxima semana em Foz do Iguaçu envolvendo a Itaipu Binacional e a diretoria-geral da PF e o Nepom (Núcleo Especial de Polícia Marítima).
O objetivo é monitorar de forma conjunta o lado que separa o Brasil com o Paraguai. Ele é o principal meio de logística utilizado por contrabandistas e traficantes.
Caserna Papa Mike/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics