8 de março de 2013

'Comandante Supremo' diz que Coreia do Norte está pronta para "guerra total"

Líder da Coreia do Norte diz que exército do país está "pronto para uma guerra total"
Nesta sexta-feira, governo anunciou fim dos pactos de não agressão com a Coreia do Sul
Líder da Coreia do Norte diz que exército do país está "pronto para uma guerra total" KCNA via KNS/AFP
Kim Jong-Un foi recebido pelos militares em uma das ilhas do paísFoto: KCNA via KNS / AFP
Em meio ao aumento de tensões na península coreana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un afirmou que o exército do Norte está "completamente pronto para travar uma guerra total ao estilo coreano", ao visitar duas ilhas próximas à fronteira marítima disputada na quinta-feira, informaram meios de comunicação oficiais.
Nesta sexta-feira, o governo da Coreia do Norte anunciou que está encerrando todos os pactos de não agressão que tem com a vizinha Coreia do Sul e que vai fechar a fronteira entre os dois países.
A medida do governo comunista é uma resposta à Resolução 2.094 do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece sanções ao país. A ação punitiva da ONU se deu em resposta a um teste nuclear feito pelos norte-coreanos em fevereiro deste ano. A Coreia do Norte informou também que os exercícios militares conjuntos feitos pelos Estados Unidos representam uma preparação para um ataque nuclear preventivo contra o país.
Leia também:
Tensão na Ásia: Coréia do Norte faz teste nuclear e Obama pede resposta rápida ao 'provocador'
Coréia do Norte adverte: em caso de manobra conjunta com a Coréia do Sul, EUA sofrerão 'derrota miserável'
Sob os olhos do 'Comandante Supremo' Coréia do Norte realiza carga 'interminável' de artilharia
A rede de televisão norte-coreana transmitiu nesta sexta-feira cenas de histeria de soldados e de suas famílias saudando o líder Kim durante a visita a uma unidade de linha de frente que bombardeou o Sul em 2010.
As gravações mostraram Kim sendo saudado por tropas que foram contidas ao avançarem em direção a ele. Suas famílias levaram as crianças para conhecê-lo, e uma mulher encorajava a sua filha a se aproximar para abraçá-lo. No fim da visita, os soldados correram em direção à praia e entraram na água gelada enquanto a embarcação onde Kim estava se afastava.
A visita coincidiu com uma onda de ameaças de Pyongyang devido às sanções aprovadas na ONU por seu teste nuclear realizado no mês passado, com o Norte ameaçando realizar ataques nucleares preventivos contra os Estados Unidos e seus aliados e prometendo quebrar os pactos de paz assinados com a Coreia do Sul.
Ao falar às tropas mobilizadas nas ilhas, Kim disse que a mais leve provocação pode levar a uma ordem imediata para um "grande avanço" em toda a linha de frente com o Sul, informou a agência oficial de notícias do país (KCNA).
Na ilha Mu, ele inspecionou as unidades de artilharia que atacaram a ilha de Yeonpyeong, que pertence à Coreia do Sul, em novembro de 2010, matando quatro pessoas e provocando uma troca de tiros que gerou o temor de um retorno ao conflito.
A rede de televisão mostrou Kim inspecionando as crateras deixadas pelos ataques do Sul contra a ilha, no que ele descreveu como a "batalha mais gratificante" desde o fim da Guerra da Coreia, em 1953. AFP
ZERO HORA/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics