10 de agosto de 2013

Marinha dos EUA rebaixa sargento que urinou em talebans mortos

DA REUTERS, EM WASHINGTON
Marines urinando sobre cadáveres de talebans
(reprodução You Tube)
Um sargento da Marinha dos EUA que foi filmado urinando sobre corpos de militantes talebans mortos foi rebaixado para o posto de cabo, após declarar-se culpado por envolvimento no incidente que alimentou a ira no ano passado contra as forças norte-americanas no Afeganistão, informou o Corpo de Fuzileiros Navais nesta quinta-feira.
O sargento Robert Richards foi o último dos oito marines a serem punidos por envolvimento com o incidente, que ocorreu em 27 de julho de 2011 durante uma operação de combate a insurgentes na Província de Helmand, no Afeganistão.
O vídeo mostrou quatro marines vestindo uniformes de combate camuflados e urinando sobre três cadáveres. Um dos fuzileiros brincou: "Tenha um bom dia, amigo."
Leia também:
Deprimente: fuzileiros americanos urinam sobre cadáveres de talibãs
O vídeo foi divulgado publicamente no início de 2012, e fez parte de uma série de incidentes à época que despertaram a ira do Afeganistão e levaram a tensões entre Washington e Cabul.
Richards foi acusado no início deste ano de prevaricação, violação de uma ordem legal geral e conduta prejudicial à boa ordem e disciplina das Forças Armadas.
Ele declarou-se culpado de duas acusações em um tribunal marcial em Camp Lejeune, na Carolina do Norte, na quarta-feira, e foi rebaixado ao posto de cabo, informou o Corpo de Fuzileiros Navais em comunicado.
Todos os oito fuzileiros navais envolvidos no incidente já foram punidos, alguns por meio da corte marcial e outros através de punição não judicial, disse o comunicado.
Folha/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics