10 de agosto de 2013

Base estratégica: marinha britânica faz manobras em Gibraltar

"COUGAR 13"
Marinha inglesa faz manobras militares em Gibraltar
Luís Manuel Cabral
Embora os britâncios realizem todos os anos estas manobras na região, o conflito com Espanha sobre o "rochedo" faz com que sejam vistas como uma demonstração de força.
Em plena crise diplomática entre o Reino Unido e a Espanha por causa de Gibraltar, o Ministério da Defesa britânico confirmou que na próxima segunda-feira será enviada uma esquadra para o Mediterrânio e Golfo Pérsico. A esquadra da marinha inglesa fará uma escala em Lisboa antes de rumar à base militar de Gibraltar a fim de participar em manobras militares.
Segundo o jornal espanhol "El País", o grosso da frota (três fragatas e barcos de apoio) atracará em Gibraltar, enquanto os restantes navios, que incluem o porta-helicópteros HMS Illustrious farão escala em Rota (Cádiz). A chegada da esquadra britânica está prevista para 18 de Agosto.
As manobras militares, denominadas "Cougar 13", são as terceiras deste tipo realizadas pela marinha britânica desde 2011 e acontecem todos os anos. Um porta-voz do Ministério da Defesa britânico afirmou ao "The Daily Mail" que "Gibraltar é uma base estratégica para a defesa do Reino Unido e como tal, os navios da marinha deslocam-se à região ao longo do ano em diversas manobras de rotina".
Por seu lado, o governo espanhol confirmou que já tinha conhecimento das manobras da marinha britânica, que pediram permissão a Espanha para fazer uma escala em Rota (Cádiz), considerando que se tratam de manobras de rotina sem razões para alarme ou qualquer tipo de preocupação.
DN GLOBO/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics