5 de maio de 2010

CASO DOS SARGENTOS GAY CHEGA AO STF

Por Mirella D'Elia
A polêmica história do primeiro casal assumidamente gay do Exército chegou ao topo do Judiciário brasileiro. O Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar ação que tenta anular a condenação do sargento do Exército Laci Marinho de Araújo pela justiça militar. Ele ficou conhecido em todo o país ao revelar, há dois anos, que era homossexual.
Laci chegou a ser preso depois de dar uma entrevista ao lado do companheiro, o ex-sargento Fernando Alcântara, a um programa de TV em São Paulo. Acusado de deserção, foi condenado pelo Superior Tribunal Militar (STM) a quatro meses de prisão em setembro de 2008. Hoje, responde em liberdade à acusação. Segundo o STM, o sargento não chegou a cumprir toda a pena por ter recebido o indulto em dezembro de 2008. Alcântara deixou o Exército.
O companheiro do militar alega que não houve deserção. Sustenta que ele tem graves problemas neurológicos que o impediram de se apresentar. "Existia um laudo médico que dizia que ele não tinha condições de andar, que estava debilitado, de cama", diz ele.
Cerceamento - O Exército não reconhece a validade dos atestados por não terem sido assinados por médicos militares. A defesa já tentou contestar a condenação na justiça militar. Sem sucesso. Agora, o imbróglio chegou à mais alta corte de justiça do país. O recurso deu entrada no Supremo em 23 de abril e será analisado pela ministra Ellen Gracie. "Para nós, já é uma vitória se o STF analisar. No nosso entender, houve cerceamento de defesa, o que é matéria constitucional", afirma o ex-sargento.

Laci e Fernando querem conquistar um troféu político com uma eventual anulação do processo. O casal diz que, por trás das acusações de deserção, esconde-se uma represália a denúncias feitas por eles. O Exército nega. "Queremos um pedido de desculpas do governo brasileiro, queremos que ele diga que houve perseguição", diz o ex-sargento.
O efeito de uma decisão favorável no STF seria muito mais pedagógico do que prático. Mas a tendência é que o recurso vá para a gaveta. "O meu caso e do Laci não é isolado. Há 700.000 homens nas Forças Armadas, 70% no Exército. É improvável e impossível que só haja dois homossexuais no Exército", ironiza Alcântara.
Disputas – Desde que veio à tona, a trajetória do casal gay é cercada de polêmica. E, além da discussão na Suprema Corte, desdobrou-se em outras disputas, a maioria por iniciativa do ex-sargento. Está no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável pelo controle externo do Poder Judiciário, uma reclamação disciplinar proposta por Fernando contra a juíza Zilah Maria Callado Fadul Petersen.
Ela presidiu o julgamento em que Laci foi condenado, em setembro de 2008. Sigiloso, o processo tem como relator o corregedor nacional de Justiça, Gilson Dipp. Segundo o Código Penal Militar, deserção é a ausência do militar, por mais de oito dias, sem licença, da unidade em que serve ou do lugar em que deve permanecer. Laci foi condenado à pena mínima, mas recorre em liberdade.
Na Justiça Federal de Brasília tramita, desde novembro de 2007, uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal. O objetivo é verificar se havia, como alega o casal, o objetivo de separar Alcântara e Araújo. Haveria, de acordo com o processo, intenção de transferir os dois para estados diferentes.
Médicos - Já o Conselho Regional de Medicina do DF abriu procedimento administrativo para apurar a conduta dos médicos que emitiram laudos sobre o estado de saúde de Araújo. A investigação é sigilosa. Nesta terça, o ex-sargento Alcântara vai entrar com uma denúncia no Conselho Regional de Medicina de São Paulo contra médicos que atuaram no caso. 
VEJA.COM

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics