16 de novembro de 2010

HAITI: 2 MORTOS E 25 FERIDOS NO CONFRONTO ENTRE TROPAS DA ONU E MANIFESTANTES

Duas pessoas morreram e pelo menos 25 ficaram feridas em incidentes e confrontos durante manifestações contra a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), liderada pelo Brasil, à qual acusam de causar a epidemia de cólera no país.
O porta-voz da missão da ONU, Vincenzo Pugliese, confirmou que uma das mortes foi registrada em Quartier-Morin, quando homens armados tentaram entrar no heliporto da base militar.
Manifestantes armados começaram a atirar contra soldados do heliporto, que, por sua vez, dispararam de volta "em legítima defesa", indicou o porta-voz. Esse incidente ocorreu por volta das 16h45 local desta segunda-feira, 15, (19h45 de Brasília). Outra morte foi registrada durante a tarde em Cap-Haïtien, onde um jovem foi encontrado morto por ferimento de bala, informou rádio Kiskeya.
Segundo a imprensa local, das 25 pessoas feridas, 15 foram por arma de fogo, durante estes enfrentamentos ocorridos em Cap-HaïTien.
Habitantes dessa localidade, contatados por telefone, disseram que ouviram disparos e viram barricadas de pneus em chamas em meio às ruas.
"O povo do Haiti tem medo e a vulnerabilidade das pessoas é explorada e manipulada por alguns partidos", disse Pugliese, sem precisar quais partidos políticos realizam estas práticas. Em comunicado, a Minustah pediu à população para "permanecer vigilante e não se deixar manipular pelos inimigos da estabilidade e da democracia no país".

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics