8 de janeiro de 2011

SECA NO RS: EXÉRCITO REFORÇA ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM BAGÉ

Em Bagé, militares conduzem um caminhão-pipa com capacidade para 30 mil litros de água
Foto:Carlos Etchichury

Carlos Etchichury | carlos.etchichury@zerohora.com.br
Militares do 3º Batalhão Logístico do Exército (3ºB Log) estão desde a manhã deste sábado mobilizados no abastecimento de água na cidade de Bagé.
Conforme o diretor operacional do Departamento de Água e Esgoto do município, Eder Dias Pereira, militares do Exército conduzem um caminhão-pipa com capacidade para 30 mil litros de água.
A participação dos militares é necessária, pois a prefeitura conta com um tanque, doado pela Receita Federal em 2008, mas não dispunha de veículo para transportá-lo.
— Fizemos um convênio com o Exército. Se piorar a estiagem, teremos de entregar água de casa em casa. Além do caminhão-pipa precisaremos ampliar a participação dos militares na operação — afirma Pereira.
Além da movimentação do Exército, a prefeitura também utiliza um caminhão próprio com capacidade para 10 mil litros de água. 
O abastecimento em Bagé é necessário porque o município enfrenta mais uma estiagem. Desde segunda-feira passada, a prefeitura raciona o fornecimento de água na cidade. Divididos em dois grupos, os 116 mil habitantes do município fronteiriço são abastecidos em dois horários diferentes: metade dos bairros recebe água das 3h às 15h e a outra parte das 15h às 3h. A falta de água é um problema crônico em Bagé. Nos últimos 20 anos, pelo menos quatro grandes estiagens assolaram a região. 
Na manhã de sábado, um reservatório localizado no bairro Floresta, umas das áreas mais castigadas pela falta de água, foi o primeiro a ser abastecido pelos militares. 

Veja a localização das cidades em situação de emergência no mapa: 
Visualizar Mapa da estiagem no RS em um mapa maior 

Dados da Estiagem
MunicípioSituaçãoPessoas atingidas
CandiotaDecretada situação de emergência em 22/12/20108.766
Pedras AltasDecretada situação de emergência em 29/12/20102.218
HervalDecretada situação de emergência em 03/01/20113.757

Total
 

Municípios em situação de emergência3
Pessoas afetadas pela estiagem14.741

ZERO HORA.COM

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics