13 de julho de 2011

JOGOS MUNDIAIS MILITARES: DENTISTA NO EXÉRCITO E CAMPEÃO NO HIPISMO

Hipismo brasiliense terá um representante nos Jogos Mundiais Militares

Caroline Aguiar 
Nome: Rodrigo Felix Nascimento: 30/5/1977 Local: Brasília Altura: 1,80m Peso: 84kg Principais títulos: campeão brasileiro (2009), vice-campeão brasileiro militar (2010), vice-campeão do Exército (2010)

Os jogos começam no sábado, no Rio. O tenente Rodrigo Felix, 34 anos, está entre os quatro integrantes da equipe brasileira de saltos e irá enfrentar os melhores cavaleiros e amazonas militares do mundo. Para entrar no clima da competição, Felix venceu o Campeonato Brasileiro Militar, realizado no fim do último mês, em Brasília.
Em maio, Felix passou 10 dias na Bélgica, com os demais integrantes da Seleção, para estudar com Nelson Pessoa, pai de Rodrigo Pessoa. O intuito era treinar para enfrentar um dos maiores obstáculos que os cavaleiros terão durante os Jogos Militares: a diversidade de cavalos.
Devido ao alto custo de transporte dos animais, a organização os alugará e sorteará a formação dos conjuntos. Ou seja, os cavaleiros terão tempo mínimo para se adequar à montaria, o que dificulta muito o bom desempenho nas provas. “Sempre é difícil montar um animal que não conhecemos, que não temos afinidade. Mas, como os cavalos são nacionais, já montamos alguns, podemos dar sorte de sair com um já conhecido. Acima de tudo, estamos preparados para o que vier”, afirmou o tenente.
Quanto à participação nos jogos, Felix acredita que chegou ao topo. “Para nós do hipismo militar, os Jogos Mundais são o auge. Fazer parte dessa equipe é muito glorificante”, ressaltou o cavaleiro, que está entre os mais cotados para subir ao pódio.

Arena luxuosa
Os Jogos Mundiais Militares são realizados a cada quatro anos. A quinta edição será disputada de 16 a 24 de julho, no Rio de Janeiro. São 20 modalidades. No hipismo, haverá provas de adestramento, saltos e concurso completo de equitação (CCE), que serão disputadas no Centro Nacional de Hipismo General Eloy Menezes. O espaço foi construído para os Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, e tem capacidade para 3.178 pessoas sentadas. A pista principal possui um piso especial que amortece o impacto nos tendões do cavalo. Homens e mulheres competem juntos. As provas começam no dia 19.

Campeão e apenas uma falta
De 23 a 26 de junho, foram realizados, no Regimento de Polícia Montada, em Brasília, o Campeonato Brasileiro Militar e o Campeonato Brasiliense de Salto. Mais de 300 amazonas e cavaleiros participaram das competições. Felix venceu na categoria militar top, com apenas uma falta durante toda a competição.

Despedida anunciada do Exército
Dentista por formação, Rodrigo Felix ingressou no Exército em 2003 e passou a integrar a equipe de hipismo em 2007. A paixão pelo esporte já existia desde a infância. Como a maioria dos cavaleiros profissionais, o tenente começou a montar ainda criança, incentivado pelo pai, que tinha uma chácara e queria que os filhos aprendessem a cavalgar.
Começou a competir e não parou mais. Quando entrou para o Exército, passou a conciliar os atendimento como dentista com as provas de hipismo. “Nunca deixei de atender por causa do esporte. Eu agradeço muito ao meu batalhão, que possibilitou as duas coisas”, ressalta.
Mas a passagem de Felix pelo Exército é temporária. Ao fim dos Jogos, ele deixará a corporação. “Serei sempre do Exército, mesmo estando na reserva. Na medida do possível, continuarei ajudando a equipe de hipismo”, garantiu. O cavaleiro ainda confirma que continuará competindo, mesmo não representando os militares.
SUPER ESPORTES

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics