2 de junho de 2012

Imagem histórica da guerra do Vietnã completa 40 anos

Garota da foto simbolizou o sofrimento do povo vietnamita durante o conflito
vietna
Nick Ut/AP - Foto vencedora do prêmio Pulitzer marcou a guerra do Vietnã
Há quarenta anos, Kim Phuc, aos nove anos de idade, foi fotografada em um momento de desespero e dor. A imagem rodou o mundo ganhando destaque por apresentar a situação vulnerável das mulheres e crianças durante a guerra do Vietnã e acabou vencendo um prêmio Pulitzer.
A cena mostra o momento em que um grupo de crianças tenta fugir de um bombardeio aéreo americano em Trang Bang, no Vietnã. A imagem foi feita no dia 8 de junho de 1972 pelo fotografo Nick Ut. A personagem principal da foto, Kim Phuc, aparece no centro nua e chorando.
O bombardeio do Exército americano deveria atingir apenas as tropas inimigas, porém, por um erro de cálculo, os combatentes aliados e civis que estavam na região foram atingidos. As bombas eram de napalm, material altamente inflamável que não só explodia ao atingir o alvo, como também deixava um grande rastro de fogo. Com esta arma, os americanos ampliavam o número de baixas inimigas, e também geravam grande medo nas tropas opositoras que temiam as queimaduras causadas pelo produto químico.
Kim está nua na imagem porque o napalm chegou a atingir seu corpo, queimando toda a sua roupa. Logo depois de efetuada a fotografia, ela perdeu a consciência e desmaiou. Um terço do seu corpo ficou marcado pelas queimaduras de terceiro grau causadas pela bomba. Ela ficou treze meses se recuperando no hospital.
Na foto, à esquerda de Kim, está seu irmão mais novo, Phan Thanh Tam, que perdeu um dos olhos. Do lado direito dela estão seus primos Ho Van Bom e Ho Thi Ting. Seguindo o grupo, estão alguns soldados do Vietnã do Sul, aliados dos EUA durante a guerra.
vietna
Kim Phuc tem hoje 49 anos e possui um filho. Em consequência da súbita notoriedade, ela participou de diversos eventos públicos em homenagem às vitimas da guerra. Entre as aparições, Kim chegou a se encontrar com a rainha britânica, Elizabeth 2ª em Londres no ano 2000. Um livro e um documentário com a história dela foram produzidos relembrando a trajetória da sobrevivente de guerra.
vietna
Fotografo Nick Ut autor da imagem premiada (Na Son Nguyen/AP)
A guerra pelo domínio do país durou mais de 19 anos e colocou americanos e comunistas em confronto direto no auge da guerra fria. O conflito acabou no dia 30 de abril de 1975, quando as forças comunistas do norte do país conseguiram dominar o Vietnã do Sul, expulsando os americanos de uma vez por todas. Estima-se que entre um e cinco milhões de vietnamitas morreram durante todo o confronto, quando somente 58 mil americanos sofreram baixa.
Hoje em dia o país continua sob o domínio dos comunistas, mesmo assim, americanos e vietnamitas, apesar da guerra, conseguiram reconstruir a relação diplomática.
R7/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics