1 de março de 2013

Copa das Confederações: Forças Armadas reforçarão evento com três mil homens em Brasília

FORÇAS ARMADAS NOS EVENTOS ESPORTIVOS
:
Brasília vai receber o reforço de 3 mil homens da Marinha, Exército e Aeronáutica durante a Copa das Confederações, marcada para começar no dia 15 de junho; o policiamento vai contar também com o auxílio de outros órgãos como o Detran; para garantir totalidade do efetivo, Polícia Militar não vai conceder férias para os policiais no período dos eventos esportivos

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Mais de uma dezena de órgãos e agências federais e distritais trabalharão em conjunto na segurança da capital federal durante a Copa das Confederações, em junho deste ano, e a Copa do Mundo, em 2014. Em Brasília, que será sede de abertura da Copa das Confederações e receberá sete jogos do Mundial de Futebol, as Forças Armadas destacarão 3 mil homens especificamente para os grandes eventos. Além do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, as forças policiais e o Departamento de Trânsito, que fazem parte do sistema de defesa e segurança integrado, reforçarão suas ações na cidade.
Segundo o Comandante Militar do Planalto, general Gerson Menandro Garcia de Freitas, militares especializados em diversas áreas executarão ações de contraterrorismo e de defesa aeroespacial, fluvial, cibernética, química, radiológica e nuclear, além de fiscalizar explosivos. Antes da Copa das Confederações, haverá simulações para treinamento do pessoal e, no dia 25 de maio, será feito o ensaio geral no Estádio Nacional Mané Garrincha, palco dos jogos.
Apesar de os órgãos já se reunirem há seis meses, hoje (28) foi feito o primeiro encontro de integração da defesa de área, de inteligência e segurança pública e defesa civil. Segundo o delegado da Polícia Federal Victor Campos, que coordenará a atuação integrada das forças policiais, a intensificação do trabalho para os eventos não vai gerar insegurança em lugares afastados.
"Os órgãos passam a trabalhar de forma conjunta para que os jogos ocorram de forma tranquila e festiva. Vai ser planejado e não vai desguarnecer outras áreas do Distrito Federal", disse Campos. Para aumentar o efetivo de plantão sem fazer novas contratações, não serão concedidas férias, nem dispensas, durante o período das competições.
Nos dias de jogos, algumas vias de trânsito próximas ao estádio terão acesso controlado ou haverá desvios com cerca de seis horas de antecedência. Segundo o gerente de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Luiz Carlos Souto, a via que circula o Parque da Cidade funcionará apenas no sentido anti-horário e o local será o estacionamento oficial dos torcedores que decidirem ir de carro.
Souto disse que o Detran trabalha com a possibilidade de ser decretado feriado nos dias de jogos e que haverá controle de tráfego nas principais vias para evitar congestionamentos. Souto alerta que o momento festivo, com confraternizações que devem chegar até a Esplanada dos Ministérios, não eximirá os motoristas de penalidades. "Faremos fiscalização de estacionamentos e usaremos os etilômetros [bafômetros] após os eventos."
O entrosamento entre as forças militares e policiais e o treinamento que está sendo feito ajudará o país a atingir um novo patamar em defesa. O general Menandro, que coordena as ações de defesa, disse que a Copa e os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, farão o Brasil entrar definitivamente na agenda mundial dos grandes eventos. Para as Forças Armadas, será uma "oportunidade de melhorar seu aparelhamento, tanto em termos de equipamentos quanto de capacitação".
Brasil247/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics