19 de setembro de 2013

Desmatamento ilegal: Exército monta duas bases no 'nortão' matogrossense

Exército monta duas bases de acampamento em Sinop
Operação Onda Verde visa combater o desmatamento da floresta

MARCIO CAMILO
Cerca de 200 homens do Exército brasileiro estão em Sinop para reforçar a operação “Onda Verde”, que visa combater o desmatamento da Amazônia Legal. A operação, desencadeada pelo Governo Federal, ocorre desde fevereiro e já apreendeu equipamentos de desmate e aplicou diversas multas contra agropecuários.
Arquivo Mídia News
As informações são do superintendente do Ibama em Sinop, Waldivino Gomes da Silva. Ele explica que a operação é preventiva, com base no histórico de desmatamento que ocorre na região.
De acordo com Gomes da Silva, o Exército montou duas bases na região para promover uma fiscalização ostensiva e mais eficaz. Sem o Exército, o Ibama sentia “grandes dificuldades” de realizar operações na Amazônia Legal.
“Por exemplo, caso houvesse a necessidade de apreendermos um maquinário, nós não tínhamos a logística para isso. Agora, com o Exército, tudo é mais fácil. Tanto que recentemente apreendemos um trator que estava servindo para o desmate”, relatou Gomes.
Ele explicou que o desmatamento na Amazônia Legal, seja por meio das queimadas, ou pela derrubadas de árvores com a utilização de tratores, é detectado pelo Inpe, que possui um sistema de monitoramento via satélite.
Com isso, segundo Gomes, fica prático para mapear os principais focos de queimadas e desmates na Amazônia Legal de Mato Grosso.
Sobre os números do desmatamento, Gomes disse que houve uma queda significativa nos últimos anos em Mato Grosso. “Mas, claro, o ideal seria existir zero de desmatamento da Amazônia Legal”, destacou.
Ele acrescentou que a operação prossegue até final do ano.

Onda Verde
A Operação Onda Verde ocorre nos estados que abrangem a Amazônia Legal, são eles: Rondônia, Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Tocantis, além de parte de Mato Grosso e do Maranhão.
Ao todo a operação envolve mais de 1,5 mil agentes ambientais e homens do Exército, que tem à disposição helicópteros e 100 veículos adaptados para apoiar as operações de campo.
De fevereiro pra cá, a equipe já embargou 252 mil hectares e apreendeu 117 mil metros cúbicos de madeira serradas e 68 mil de metros cúbicos de madeira em tora. Também foram emitidos 4 mil autos de infração, com multas que chegam a R$ 1,9 bilhão, e apreendidos 158 tratores, 86 caminhões, 291 motosserras e 44 armas de fogo. As informações desse balanço são da Agência Brasil. (R.A.)
Mídia News/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics