22 de setembro de 2013

Reservistas: bandidos do Rio usam táticas do Exército para sobreviver na mata

Bandidos da Covanca usam táticas aprendidas no Exército para sobreviver na mata
O traficante Rogério Alves, o Playboy, preso na semana passada por agentes da 25ª DP (Engenho Novo), afirmou a policiais da distrital que os bandidos acampados na mata do maciço da Tijuca acima do Morro da Covanca tem até um gerador para ajudar na sobrevivência na selva.
Playboy fazia parte da cúpula do tráfico no Complexo do Lins e integrava o grupo de traficantes que, regularmente, acampava na Covanca. O setor de inteligência da Bope estima que há 60 traficantes na mata.
De acordo com o relato de Playboy, o grupo consegue ficar até um mês dentro da mata, graças a táticas de sobrevivência na selva aprendidas por alguns integrantes no Exército. O gerador é utilizado para iluminar o local e, por vezes, para esquentar alimentos. Para suportar semanas na floresta, o bando também leva grande quantidade de alimentos não-perecíveis e água mineral.
No local, há bandidos do Jacarezinho, Complexo do Alemão e do Lins e uma boa parte do bando que fugiu do Instituto Penal Vicente Piragibe, em Bangu, em fevereiro do ano passado, incluindo Luís Cláudio Machado, o Marreta, ex-chefe do Complexo do Alemão.
— Já estávamos monitorando ele há vários meses e sabíamos que ele passava esporadicamente algumas semanas na mata. Num vídeo feito pela PM (e divulgado pelo EXTRA), ele está justamente voltando de dentro da mata — conta Antenor Lopes, titular da 25ª DP.
Xampu, um dos seguranças de Tiquinho
Na última quinta-feira, o EXTRA revelou uma foto que mostra 28 bandidos armados com 15 fuzis — um equipado com luneta e lança-granadas — e uma submetralhadora. Agentes da Polícia Civil reconheceram o local da foto — um campo de futebol na Estrada da Covanca — e três bandidos: Thiago Pereira, o TK, chefe da quadrilha, Manoel Filipe dos Santos Abrantes, o Tripinha, e Clession de Aquino Dias, o Xampu.

Na sexta-feira, o perfil do Bope postou a foto EXTRA no twitter, com a legenda: “Russão na foto divulgada na internet”. Russão é Claudino dos Santos Coelho, traficante morto pelo Bope durante a operação do Comando de Operações Especiais na última sexta-feira. Na imagem, o bandido, condenado pela morte do jornalista Tim Lopes, aparece de touca, segurando um fuzil.
A imagem está sendo periciada pela Polícia Civil e é alvo de investigação do serviço reservado do 18º BPM (Jacarepaguá) e da 28ª DP (Campinho). Segundo o delegado Marcus Vinicius Braga, da 28ª DP, o objetivo do inquérito é identificar todos os traficantes.
EXTRA/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics