5 de agosto de 2011

BANDA DOS FUZILEIROS NAVAIS PARTICIPA DE FESTIVAL INTERNACIONAL

Brasil estreia na festa das bandas militares na Escócia

Ian Mackenzie
De Edimburgo
Bandas militares de todo o mundo, inclusive um inusitado grupo de músicos do Regimento Ciclístico Holandês, juntam-se neste mês à Marinha Britânica para participar do festival anual chamado Edinburgh Military Tattoo. O Brasil participa pela primeira vez do evento, que já tem ingressos esgotados.
A 61. edição do "tattoo" - termo referente a um festival com bandas militares - vai de sexta-feira até 27 de agosto, na esplanada do castelo que domina a paisagem de Edimburgo. O evento é parte de uma série de festivais na cidade, que juntos compõem a maior celebração artística anual do mundo.
Os 90 integrantes da Banda dos Fuzileiros Navais do Brasil irão interpretar músicas folclóricas de toda a América do Sul. O Estado da Austrália do Sul e Omã enviarão bandas que usam gaitas de fole, fazendo companhia a oito bandas britânicas desse estilo.
A Alemanha volta ao evento após uma ausência de 25 anos, com a Banda do Exército da Montanha, da Baviera. Também da Alemanha, a Banda de Gaitas de Fole das Espadas Cruzadas faz sua estreia no evento.
Mas a atração mais curiosa é provavelmente a banda de músicos ciclistas da Holanda, com suas bicicletas de época e fardas da Primeira Guerra Mundial.
A Armada Britânica também tem destaque nesta edição, em que equipes envolvidas numa "corrida de canhões" movimentam peças de 1,5 tonelada pela esplanada, como parte de uma exibição de artilharia naval das últimas três décadas.
De volta ao século 21, marinheiros do navio HMS Montrose demonstrarão técnicas de abordagem derivadas da sua experiência nas patrulhas antipirataria no oceano Índico, no ano passado.
A abertura do evento, no entanto, tem um sabor francamente tradicionalista: é quando as bandas de gaita de fole se reúnem para marchar sob o portal do castelo e entrar pela esplanada. E, no final, um gaitista solitário sobe às muralhas do castelo para entoar "The Parting Glass", uma canção de despedida.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics