24 de agosto de 2011

NA SEMANA DO SOLDADO, CRIANÇAS NO QUARTEL

Estudantes no quartel do 6º GAC

Melina Brum Cezar - melina@jornalagora.com.br
Foto: Fábio Dutra
RIO GRANDE (RS) - Que tal conhecer a função de um soldado no Exército Brasileiro? Estudantes de 15 escolas do Rio Grande estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais da rotina dos soldados. Desde a segunda-feira, 22, o 6º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) está de portas abertas para a garotada.
No local, os estudantes visitam o Memorial Militar Brigadeiro Silva Paes e participam de brincadeiras na pista de cordas instalada na Praça das Forças Armadas. A visita inclui também que as crianças conheçam as instalações do quartel e o material e o armamento utilizados pelos militares. Entre eles, o obuseiro 105mm, que é a principal arma operada no 6º GAC.

Atividades fazem parte da Semana do Soldado
Foto: Fábio Dutra
As crianças, que têm entre 5 e 8 anos, participam também de um passeio em uma viatura, recebem a revista “Recrutinha” e, ao final, um lanche. O objetivo da iniciativa, que integra a Semana do Soldado, é de fazer uma pequena exposição das atividades desenvolvidas pelos soldados no quartel, conforme o tenente Rômulo Arpini da Rosa.
Quem participa das visitas ao quartel diverte-se entre tantas novidades. Os colegas Suzany Fiss da Cruz, de 8 anos, e Ricardo Almeida, de 7, garantem que a visita foi “muito legal”. Os dois estão no 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Medianeira. Para Ricardo, a pista de cordas era mais fácil do que ele imaginava. “Uma das coisas que aprendi aqui é que tudo é possível de fazer, basta treinar”, conta ele se referindo ainda à pista de cordas. Antes mesmo de encerrar a visita, ele já dizia: “vou querer ser um soldado”.
Foto: Fábio Dutra
Segundo a professora Margarete Saija, este é o segundo ano que a escola participa da visita. Ela afirma que é importante o contato dos estudantes com o Exército para que conheçam as atividades militares e se aproximem do quartel. “Após a visita, os trabalhos sobre o Exército continuam na escola”, afirma ela.
As visitas das escolas encerram-se nesta quarta-feira, 24. Além de receber os estudantes, os militares também estão realizando palestras nas escolas. Segundo o tenente Arpini, estas são voltadas às turmas de Ensino Médio e a alunos de 16 a 18 anos a fim de divulgar as formas de ingresso e as atividades desenvolvidas pelo Exército Brasileiro.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics