28 de agosto de 2011

AUMENTO DOS MILITARES SERÁ ESCALONADO A PARTIR DE 2012

União prevê reajuste das Forças Armadas em 2012
Pagamento de dívidas judiciais, como os 28,86%, depende, porém, de verba adicional

MARCO AURÉLIO REIS
Esperado por 568 mil militares ativos, inativos e pensionistas das Forças Armadas, o reajuste dos soldos e pensões no ano que vem ganhou amparo legal e indicação de custeio. O dispositivo está na Lei Orçamentária de 2012, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e pelos dois ministros “linha dura” da política econômica, Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento). No Artigo 81 da lei, está escrito: “Fica autorizada a revisão da remuneração dos militares ativos e inativos e pensionistas, cujo percentual será definido em lei específica”.
A legislação faz uma ressalva que “quaisquer aumento de despesa com pessoal decorrente de medidas administrativas ou judiciais” que não se enquadrem nas exigências previstas em artigos, como o 81, dependerão de créditos adicionais. Ou seja, o governo está disposto apenas em garantir o reajuste aos soldos. Pagar dívidas judiciais, como a dos 28,86% (referentes a erro cometido durante o governo Itamar Franco), dependerá de que uma manobra orçamentária para sair do papel e entrar nos contracheques de quem estava em serviço em 1993.
“Falta definir o índice. Já ouvimos falar em 75%, 40% e até em míseros 2,9%. Acreditamos e esperamos os índices maiores”, revela suboficial, reproduzindo o conversas travadas em quartel do Rio.

Gasto menor com pensões
O percentual de reajuste dos soldos depende do cenário econômico mundial. Mas estudo em posse do Planejamento revela que recursos podem vir da economia que está sendo feita com os gastos com pensões e inativos. O levantamento aponta que a mudança (e quase extinção) do direito à pensão vitalícia das filhas dos militares acena com redução de gasto e maior margem de aumento de soldos para militares da ativa e da reserva. 
A sinalização do estudo é que um aumento maior para os soldos não esbarra em gasto contínuo por longo tempo. Antes, o cálculo dos reajustes tinha que levar em consideração que pensão de filhas é paga, às vezes, por até 70 anos.

Aumento viria escalonado até 2014 
Nas Forças Armadas há ainda outras margens financeiras para o reajuste, entre elas a extinção do direito à transferência para reserva com vencimentos do posto superior e o congelamento, desde 2000, do adicional do tempo de serviço. Trata-se de dois pesadelos dos quartéis que resultarão em soldos maiores. Ante a redução gradual de gastos com pensões e contenção de gastos com inativos, ganha força a ideia de que seja anunciado com o reajuste de 2012 aumento escalonado para os anos de 2013 e 2014. “O aumento tem como argumento as baixas antecipadas. Os pedidos de sargento e até oficiais aviadores”, conta militar da FAB que serve no Rio.
O DIA ON LINE/FORÇA MILITAR

Comento:
Nenhuma novidade para os leitores do blog. Quem nos acompanha já leu aqui as seguintes informações:

17 comentários:

Anônimo disse...

Com todo respeito - gasto com pensão militar?


E o desconto no meu contra-cheque (8%) todos os meses, vai pra onde? Receitas da união? Se é isso já não é problema meu!!!!!!!

Anônimo disse...

Quanto ao posto acima ao ir para a reserva é uma afronta à contituição. A CF é clara quando diz que nenhuma lei pode troagir para prejudicar, só para beneficiar.
No meu caso a lei retroagiu 19 anos para caçar maus direitos.

Quanto ao 1%, nós militares somos os únicos da esfera federal que não recebe tal benefício.

Anônimo disse...

Quanto a diferença dos 28,86% - eles fazem isso porque não podemos manisfestar e os nossos comandantes que poderiam intervir dizendo que a classe menos favorecida é quem mais perdem nada fazem. Alguém pode dizer quantos dias o governo demorou para anunciar que aquela diferança dos 170 mil aposentados do inss iriam receber em contra-cheque?

Se tivessem pagando 10 reais por mês, já teriam quitado!!!!!!

Anônimo disse...

É.... para os militares nunca tem verba, tem que analisar e tudo mais, mas para os políticos foram aprovados 62% de aumento em apenas 3 minutos de votação! Cadê nossos comandantes que não fazem nada!

Anônimo disse...

Aumento dos militares eh escalonado para calar a boca durante o mandato de 4 anos...
AUMENTO???? na verdade é reajuste da inflação no mesmo período...
MILITARES SÃO DESUNIDOS.

Anônimo disse...

so acredito quando eu ver o "aumento" no meu BP... fora isso tenho que fazer "bico" para aumentar a renda.

Anônimo disse...

PRESIDENTA, ESTOU ENOJADO DE TER LHE PROPORCIONADO A HONRA DE MEU VOTO... ESTARIA MORTO SE ARREPENDIMENTO MATASSE... PROMETEU? ENTÃO CUMPRA!

Anônimo disse...

" OPERANDO DEUS,QUEM IMPEDIRÁ? "(Isaías 43:13)
DEUS MANDA NO HOMEM E SE FOR DA VONTADE DELE ESSE QUADRO VAI MUDAR PARA MELHOR.
TUDO ESTÁ NO CONTROLE DE DEUS, SE ELE QUIZER, TIRA O SONO DE MUITOS PARA DAR VITÓRIA A MUITOS.

Anônimo disse...

Senhora presidenta,gostaria de saber como posso sustentar a minha família com este salário de 3 sg da marinha,tendo de mantelos em colégio,faculdade e sem falar na alimentação e transpote.gostaria muito que vossa excelência experimenta-se administrar esse soldo durante 3meses. Nós militares estamos sumindo,estamos com fome e medo de semos esquecidos.Olhai por nós.

guiba disse...

sou da reserva da Aeronáutica. Quando era 3º sargento, meus vencimentos eram de 12(doze) salários mínimos. Hoje, na reserva, recebo, como 2º ten.; meos do que 12(doze) salários mínimos. Acredito que devemos nos registrar para recebermos a bolsa família; isto se nos derem.

Anônimo disse...

Infelizmente estamos num país que não respeita os seus.Dispor de recursos para fazer mídia lá fora eles tem mas reconhecer e cuidar dos nossos que trabalham por essa nação eles ignoram. Quem não cuida dos seus não agrada a Deus e a si degenera

Anônimo disse...

os militares das ffaa sao um bando de medrosos, temos q participar da APRAFA ou associações desse tipo. só quando mostrarmos união seremos vistos e reconhecidos.
uma parcela dos soldados das ffaa tem que ser efetivado, através de concurso público, com isso os praças ganharam mais força.
abraço a tds.

Anônimo disse...

sou militar da ativa e eu acho um absurdo estes descontos abusivos que nos temos em nossos contra -cheques como por exemplo PENSAO MILTAR um grande desconto que falam que na nossa aposentadoria nos resgatariamos esse dinheiro e não é o que acontece,para onde vai esse dinheiro.uma pessoa que conheço trabalha a cinco anos em uma instituiçao e foi mandado embora e receberá por esses cinco amos trabalhados 28 mil reais enquanto um suboficial das forças armadas com 30 anos de casa nao recebe nem 40 mil reais é um absurdo.outro ponto é sobre O BILHETE ÚNICO militares da marinha na area do rio de janeiro sofrem com esse sistema implantado obrigando assim seu militares adquirirem um suposto beneficio que nao melhora em nada por exemplo moro longe do quartel onde preciso pegar 3 onibus e nao tem como pegar esses onibus por causa do transito e um desconto de 6% de desconto mais os dias trabalhados é umabsurdo tenho que tirar do meu bolso para ir trabalhar aonde nos vamos parar por favor ajude -nos pois os militares estao largados.

Anônimo disse...

Precisamos de um salario digno, para podermos ter orgulho de vestir,e honrar a farda que usamos;deveres nos temos mas direito nem um, que vergonhapois perdemos tudo só esta faltando tambem perdemos o respeito de sermos considerados MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS!HÁ tem mais vamos implorar para podermos receber o bolsa familia para podermos colocar o pão de cada dia em nossa casas.que vergonha onde as nossas autoridades copetentes vão olhar para essa situação, vamos esperar em DEUS só ELE pode fazer justiça;A PAZ DE DEUS E O AMOR DE JESUS CRISTO PARA TODOS AMEM!!!!

Anônimo disse...

Quem vos fala é o soldado de serviço, 28,86% é uma luta constante que tenho certeza iremos de vencer, "não ta morto quem peleia" já dizia o ditado, fiquem firmes colegas e companheiros porque venceremos a batalha e por consequencia a Guerra!

claudio disse...

Na verdade pensei que ainda poder-se haver gente de vergonha neste Brasil comerça pelos proprios militares os de alto escalão pois não estam nem ai para os cbos sargetos e soldados até mesmo os oficiais, receberam o aumento deles e não fizeram nada pela tropa, Senhores generais tenha mais vergonha na cara aforças armadas do Brasil deveira ser uma só e não de meia duzias de generais. a presidente de vocês e muito generosa para os que ficam babando atraz dela, portanto ela é presidente da elite e nãp do povo. empresta dinheiro para outros pais e diz não ter dinheiro para pagar os militares e não é nem um favor não é direito, se querem ser direito paguem a que estão devendo.

Anônimo disse...

Dilma, pega esse aumento e enfia no piiiii!!!

Arquivo do blog

Real Time Web Analytics